Economia criativa ganha 47 mil novos postos de trabalho na Bahia

redacao@aloalobahia.com

O avanço da vacinação e a retomada das atividades presenciais deram forte impulso ao emprego na economia criativa no primeiro trimestre deste ano. O segmento, que reúne cultura, moda, design, arquitetura, artesanato, comunicação, publicidade, entre outras especialidades profissionais, ganhou 814 mil novos postos de trabalho e fechou o período com 7,4 milhões de trabalhadores ocupados, número 12% maior que os 6,5 milhões verificados no  primeiro trimestre de 2021. Os dados são do Boletim de Economia Criativa produzido pelo Observatório Itaú Cultural.
 
Segundo o levantamento, feito com base nos dados da Pnad Contínua, a retomada gerou crescimento real de postos de trabalho frente ao período pré-pandemia. O segmento encerrou o primeiro trimestre de 2022 com 570 mil postos a mais que os 6,8 milhões verificados no primeiro trimestre de 2020 (crescimento de 8% no intervalo).

“A indústria criativa experimentou forte retomada, ampliou a oferta de postos frente ao período pré-Covid e mostrou que é um segmento de grande relevância para a geração de emprego e renda na economia brasileira”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.
joglvS.md.png
A recuperação do segmento foi tão intensa que superou a taxa média de retomada de emprego no país. No comparativo do 1º trimestre de 2022 contra o 1º trimestre de 2021, o número de vagas totais ofertadas no Brasil, segundo o IBGE, cresceu 9%. O índice é 3 pontos percentuais menor que os 12% verificados nos setores criativos. No comparativo do 1º trimestre de 2022 contra o 1º trimestre de 2020, a economia brasileira aumentou em 2% a oferta de vagas, 6 pontos percentuais a menos que os 8% verificados na economia criativa.
jogMZu.md.png
Crescimento na Bahia é de 20%
 
Na Bahia, o crescimento da oferta de vagas para trabalhadores da economia criativa foi de 20% entre o 1º trimestre de 2021 e o mesmo intervalo de 2022. Foram criados pouco mais de 47 mil novos postos de trabalho para o segmento no estado, neste período.
 
O número de vagas na Bahia já supera o período pré-pandemia. No 1º trimestre de 2020 havia 269,6 mil trabalhadores alocados na indústria criativa. No 1º trimestre deste ano foram registrados 284,4 mil postos de trabalho no segmento. 
jogh6x.md.png
Fonte: Painel de Dados Observatório Itaú Cultural.

 
Fotos: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias