Duo 2DE1 lança single e clipe que chama a abrir os olhos para a luta. Play!

redacao@aloalobahia.com

Emergir tem sua origem na palavra em latim "emergere", com o sentido de sair da água. É o movimento de trazer à tona tudo aquilo que estava submerso, coberto por líquido, mergulhado. 

O processo de se encontrar submergido e subir à superfície é o que resume a narrativa contada no novo EP “Emersão”, da dupla 2DE1, formada pelos gêmeos Fernando e Felipe, de Santos (SP), trabalho que é resultado de um processo de reflexão e entendimento percorrido pelo duo, principalmente no ano de 2020. 

O primeiro lançamento do novo trabalho é o clipe da faixa título, Emersão, produzido pela Umana Films, que chega como a representação desse momento exato: sair da água para enxergar o mundo à sua volta. 

O lançamento ocorreu em uma data simbólica: nessa segunda-feira, 28 de junho, dia em que é lembrada a Revolta de Stonewall. 



Para além de uma simples revolta por direitos LGBT, o movimento representou uma política anti-opressão radical que criticava a totalidade da sociedade norte-americana, lutando contra o racismo, a guerra e a pobreza. 

A dupla, que vivencia a música desde a infância, quando começaram a se apresentar em programas de calouros, ainda aos 13 anos, para em 2014, aos 23, se aventurar em um EP autoral gravado em casa, já é conhecida por usar sua arte como exercício e instrumento de resistência. Agora, eles trazem um trabalho completo que define a manifestação e importância da luta popular. 

“Essa música é um auto reconhecimento dentro dessa ruptura pessoal e uma compreensão de como agir nesse cenário. É a sensação de não querer mais fechar os olhos para as mazelas sociais, é o momento de se reconhecer na luta”, explica Fernando. 

O duo se (re)conhece e mergulha em uma nova fase, saindo dela transformado em vários aspectos. “Mesmo dolorida, a mudança precisa acontecer tanto em nós quanto no mundo. É o momento de sair mudado desse mergulho, passar a enxergar pontos que precisam de atenção e começar a buscar transformação real”, completa Felipe.

Com direção de Pietro Godinho e produção executiva de Toti Higashi, o clipe traz o duo como protagonista dessa jornada de reconhecimento, ilustrada pela direção de arte de Chantal Joubert

Além disso, também traz a experimentação do duo a partir da coreografia criada por Eddy Soares. A performance dos irmãos também simboliza a presença mais forte das duas vozes nessa nova fase, que apresenta uma mescla ainda mais natural na sonoridade dos dois vocalistas, novidade em relação aos trabalhos anteriores.

Após a faixa título Emersão, os próximos singles serão lançados ao longo do ano. Com sonoridade essencialmente R&B, o novo trabalho contará com participações especiais de DJ Duh, que já teve indicações ao Grammy Latino e trabalhou com nomes como Emicida, Tássia Reis e Rael. Além disso, o trabalho também traz feat com Pitoniza, cantora de hip hop argentina radicada no Brasil que constrói sua produção autoral mesclando rap e ritmos tradicionais.

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias