Doodle do Google homenageia o pintor e desenhista Athos Bulcão

O doodle do Google fez, neste domingo (02), uma pausa nas referências à Copa do Mundo para homenagear um artista brasileiro, o pintor e desenhista Athos Bulcão, que ontem completaria 100 anos. 
 
Athos Bulcão é autor de diversas obras que estão em espaços públicos em várias cidades do país e do exterior. Foi parceiro de Portinari na criação do painel da Igreja São Francisco de Assis em Belo Horizonte e manifestava gratidão aos ensinamentos do mestre: “Portinari me deu uma porção de noções. Eu não sou autodidata não”. 
 
Mesmo reconhecendo os ensinamentos do mestre, Bulcão criou um estilo próprio, único e pioneiro. Seus grandes painéis de formas geométricas com pleno domínio das cores e do grafismo são inconfundíveis. Talvez você já tenha passado por algum deles; na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, no Memorial da América Latina em São Paulo, em algum hospital da Rede SARAH, na sala de embarque do aeroporto de Brasília, cidade onde está a maior parte de suas obras. 
 
Em Salvador, o trabalho do artista pode ser visto na Estação de Transbordo da Lapa, na Igreja Santa Cruz dos Alagados e no Hospital SARAH Salvador, no muro que circunda o hospital e em painéis localizados na área interna. Athos Bulcão foi parceiro do arquiteto Lelé. Os dois gênios juntos criaram amplos espaços onde a arte auxilia no processo de reabilitação de adultos e crianças com lesão ortopédica ou neurológica. Salve Athos! (por Ivar Brandi).
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias