Documentário sobre a efervescência cultural da UFBA entre 1950 e 1964 estreia no Curta!

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O documentário "A Última Vanguarda", que retrata a efervescência cultural da Universidade Federal da Bahia (UFBA) entre os anos de 1950 e 1964, estreia nesta terça-feira (8), às 22h, no Curta!. A produção é dirigida pelo cineasta Peu Lima, paulistano filho de baianos, e é baseada no livro "Avant-Garde na Bahia", de Antonio Risério.
 
O doc resgata, através de depoimentos de grandes figuras nacionais, a série de transformações que marcariam a história cultural de todo o País, tendo como motor principal as experiências ocorridas na UFBA, a partir dos investimentos do reitor Edgard Santos.
 
"É como se a Bahia tivesse sido pós-moderna antes de ser moderna", diz o compositor e educador Paulo Costa Lima, um dos convidados a dar seu depoimento, ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Orlando Sena, Lina Bo Bardi, Pierre Verger, Lia Robatto, Roberto Santos, Lia Robatto, Florisvaldo Mattos e Yeda Souza Castro.
 
Em novembro, quando completa 10 anos, o Curta! está com sinal aberto no site. Assinantes da Vivo TV e Vivo Play terão sinal aberto na televisão.
 
Foto: Marco Antônio Ferreira/Curta!. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias