19 Sep 2022
Documentário premiado '5 Casas' ganha sessão comentada em Salvador

Em seu longa de estreia, o gaúcho, que também é artista visual, faz uma viagem ao seu passado no interior do Rio Grande do Sul. O caminho trilhado pelo realizador encontra as histórias de vida dos habitantes das cinco casas do título, com a sua própria como fio condutor. O trabalho também deu origem a um livro e uma exposição de arte de mesmo nome lançados em 2021.
"5 Casas" teve sua première mundial no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), o maior do mundo. O longa passou por vários outros festivais, como o Biografilm (Itália), o Queer Lisboa (Portugal), o Cinélatino (França) e o de Viña del Mar (Chile), onde recebeu o prêmio de melhor longa documental.
No 50° Festival de Cinema de Gramado recebeu os prêmios de melhor filme, direção, prêmio do júri popular e montagem na Mostra Gaúcha. No Cine Ceará, um dos mais importantes festivais do Brasil, levou o grande prêmio de melhor filme, além de roteiro e som. Também foi premiado no Panorama Coisa de Cinema e no Atlantidoc (Uruguai).
"5 Casas" é uma produção da Vulcana Cinema, com coprodução da TAG/TRAUM e Estranho Produções e distribuição da Lança Filmes. O financiamento é do NRW Film und Medien Stiftung (Alemanha), IDFA Bertha Fund (Holanda) e do Prodecine 5 - Inovação de Linguagem - Fundo Setorial do Audiovisual, através da Ancine e BRDE.
Fotos: Bruno Polidoro. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.