Documentário inédito mostra sabores e saberes dos quilombos de Santo Amaro

Com lançamento marcado para o dia 14 de maio, às 19h, no Instagram @saberesquilombolas e no YouTube da ONG Roda Baiana, o documentário "Sabores e Saberes" celebra a riqueza das manifestações culturais e da gastronomia das comunidades quilombolas de Cruzeiro/Acupe, São Brás e Cambuta, localizadas em Santo Amaro.

No Alto do Cruzeiro, em Acupe, a equipe registrou o Nego Fugido, a Burrinha de Acupe, a Capoeira Mestre Galo, a confecção do secador e o preparo do dendê de pilão. No quilombo São Brás as gravações giraram em torno do Samba Chula, do mestre de samba João Saturno, do trabalho de defumação dos camarões e das marisqueiras. No Cambuta, que é um quilombo urbano e virou bairro no meio da cidade, foram colhidos depoimentos sobre o processo de reconhecimento do quilombo, a luta da comunidade com a poluição, samba de roda e pertencimento.

"Minha vida foi dentro desses locais, dessas comunidades ribeirinhas, à beira mar, onde eu me encantei com as manifestações culturais, com as comidas, com o povo. Por isso que quis trazer este olhar para os fazeres e saberes ancestrais, que são da cultura dessas pessoas e são  peça fundamental na identidade da Bahia”, conta Stella Maris, coordenadora geral do projeto.



Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias