Dia triste: morre o artista plástico Abraham Palatnik

O artista plástico Abraham Palatnik morreu, na manhã deste sábado, 9, aos 92 anos, vítima de covid-19. Internado no dia 29 de abril em estado grave, com sintomas do novo coronavírus, no hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, Palatnik pertencia ao grupo de risco tanto pela idade quanto pelo quadro de saúde, pois ele sofria de doença pulmonar.

Nascido em Natal, de ascendência russa e alma carioca, Abraham Palatnik colecionava obras e feitos artísticos em uma trajetória exemplar. Após passar a adolescência em Tel Aviv, retornou ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro, em 1947, onde viveu até hoje. Sua relação com a cidade passou, então, de mero caso para um casamento sem fim. O que lhe rendeu inspiração o suficiente para criar, recriar e nos inspirar com suas obras (quase que) experimentais. Em 2017, comemorando  70 anos do mestre na cidade e suas obras produzidas nesse meio tempo, o CCBB Rio realizou a exposição A Reinvenção da Pintura.

Em meados de 1980, o artista brasileiro se aventurou na pintura com a série experimental feita de acrílica e corda sobre tela. Os barbantes deram volume à tinta, que por sua vez fizeram um caminho ótico impressionante. Tudo com a delicadeza na transição de tons e movimento das linhas criadas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias