Dia Mundial de Combate à Aids: 4 milhões de pessoas não sabem que têm HIV

redacao@aloalobahia.com

Hoje, 1ª de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 4 milhões de pessoas vivem com o vírus do HIV e não foram diagnosticadas com a doença, o que representa mais de 10% do total de 38 milhões de infectados.

Além disso, 5,9 milhões de indivíduos que sabem que vivem com o vírus não recebem o tratamento antiviral adequado, mais de 15% do total. A falta de acesso aos medicamentos é ainda pior entre os mais novos. Seis a cada dez crianças de 5 a 14 anos não utilizam os medicamentos, apontou um novo relatório publicado nesta terça-feira pelo agência da Organização das Nações Unidas para Aids (Unaids).

OMS pede que as lideranças mundiais garantam o acesso aos serviços relacionados à prevenção e ao tratamento do HIV especialmente entre aqueles mais em risco de exposição, em maior necessidade de amparo, entre crianças infectadas e entre populações chave e seus parceiros e reduzam as desigualdades que impedem o progresso necessário para que a meta de acabar com a síndrome até 2030 seja atingida
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias