Dia do Macarrão: confira 10 lugares em Salvador para celebrar a data

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Presente no prato de mais de 99,3% dos brasileiros, segundo dados de 2020 da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos e Massas Alimentícias, o macarrão é celebrado nesta terça-feira (25). Como o produto e a Itália são praticamente sinônimos, escolhemos 10 bons restaurantes italianos da cidade para você aproveitar a data em alto estilo.
 
DMwPEl.md.jpg
Um dos mais tradicionais da cidade, o Alfredo'Ro, em Ondina, não desaponta nos clássicos. Peça sem medo o Parmegiana da casa, que pode vir com quatro opções de acompanhamentos, entre elas o fettuccine Alfredo ou o fettuccine ao grana padano.
 
DMwQY7.md.jpg
Outro "atemporal", o Bella Napoli celebrou em 2022 60 anos de história em Salvador. Uma casa italiana cheia de história, frequentada por várias gerações, o restaurante é o lugar ideal para um bom clássico como o Spaghetti à Bolonhesa.
 
DMwghG.md.jpg
Dos clássicos aos mais autorais, no Cremonini Ristorante, na Pituba, não faltam opções. No cardápio do chef Massimo Cremonini, está um dos Spaghetti ao Carbonara mais elogiados da cidade.
 
DMwZv9.md.jpg
Com 40 anos de trajetória, o Di Liana, em Ondina, segue conquistando clientes com seu menu democrático, com opções para todos os gostos. Para quem ama camarões, uma dica especial é o Fettuccine di Gamberi, com camarões flambados, molho branco e açafrão, que é servido na porção individual e para duas pessoas.
 
DMw8pn.md.jpg
Um dos mais elegantes da cidade, o Restaurante Fasano, no Hotel Fasano, na Praça Castro Alves, traz no menu, assinado pelo chef Lomanto Oliveira, diversas opções do prato. Uma delas é o Spaghetti con Gamberi, Melanzane e Pomodoro, com camarões e beringela, que faz parte do Mezzogiorno.
 
DMwpQj.md.jpg
No Isola dei Sapori, no Rio Vermelho, o chef italiano Marco Caria, natural do sul da Sardenha, revisita a tradicional comida do seu país, em clássicos como o Cacio e Pepe, com pimenta-do-reino e queijo Pecorino na medida certa para surpreender.
 
DMwrQf.md.jpg
O La Pasta Gialla, na Pituba, é conhecido pela "massa amarela" que lhe dá o nome em italiano. De produção artesanal, o macarrão surge em diversas versões no menu e pode ser levado pra casa. Uma das mais disputadas, sem dúvida, é o despretensioso Tagliolini na Manteiga e Sálvia que acompanha o clássico Polpettone Recheado com Mussarela.
 
DMwtpe.md.jpg
No Rio Vermelho, o Pasta em Casa oferece, além de um "rodízio" de massas no almoço, um menu repleto de opções, entre elas o Fettuccine ao Pesto, um dos mais pedidos pelos clientes. Na Mercearia do restaurante, onde é servido o café da manhã, é possível levar pra casa as massas secas de preparação prática, como linguine e fettuccine.
 
DMwi42.md.jpg
O Pepo Restaurante, na Villa San Luigi, na Pituba, é dos mais recentes da cidade, mas com excelentes feedbacks, já sendo o queridinho de muitos. Lá, uma excelente opção é o Tagliatelle com cogumelos e queijo grana padano.
 
DMwmhb.md.jpg
Quem tem restrições, mas não quer deixar a data passar em branco, sugerimos o macarrão de abobrinha com almôndegas do Artesanali, conhecido pelas opções sem farinha, açúcar e glúten, no Shopping Barra, na Pituba e em Vilas do Atlântico.
 
Bom apetite!
 
Fotos: ©Denio109 FotoliaLeonardo Freire (Fasano), Raul Spinassé (Pasta em Casa) e Reprodução/Redes Sociais. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias