Dia do Churrasco: saiba onde comer excelentes carnes em Salvador

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Domingo é o dia perfeito para sentar-se com a família ou amigos no almoço, com calma, sem pressa. E hoje, 24 de abril, para melhorar o clima de sol em Salvador, é o Dia do Churrasco. Por isso, listamos aqui algumas deliciosas e suculentas opções para curtir a data com qualidade.

Paulista radicado em Salvador, o chef Ricardo Silva é formado pelo Instituto Mausi Sebess de Buenos Aires, terra de excelentes cortes de carne. Seu Restaurante Carvão, na Rua Professor Sabino Silva, no Chame-Chame, é especializado em cortes especiais e, claro, oferece opções para vegetarianos e veganos. Eleito o melhor espaço de carnes da cidade, é um dos endereços mais concorridos.
 
VS7sef.md.jpg
Com unidades no Acupe de Brotas, no Itaigara (Shopping Paseo) e em Praia do Forte, o La Pulperia tem como base a parrilla argentina. Cortes nobres, como Wagyu, macios e suculentos fazem do restaurante, há 10 anos no mercado de Salvador, uma das primeiras opções quando se fala em carne na cidade.
 
VS7Lb4.md.jpg
Para quem não dispensa as tradicionais churrascarias, a Boi Preto Prime, na Boca do Rio, segue entre as melhores da capital baiana, com rodízio das 12h às 22h30. Além dos cortes de carne, são servidos no buffet pratos quentes, saladas, frutos do mar e opções da culinária japonesa.
 
VS74gn.md.jpg
Com unidades no Brasil, na Itália e no Japão, a rede Barbacoa, especializada em carnes, tem mais de vinte anos em Salvador, na Avenida Tancredo Neves. O serviço à la carte reúne mais de vinte cortes, a exemplo do bife de chorizo, e o farto bufê de saladas é um diferencial.
 
VS7r0X.md.jpg
Falando em tradição, não podíamos deixar de fora A Porteira, de frente para o Dique do Tororó. Estrelas do cardápio, as carnes são assadas na brasa. Destaque especial para carne de sol de alcatra e acompanhamentos que são a cara do Nordeste, como purê de aipim e feijão-tropeiro.
 
VS7PJs.md.jpg
Aberto mais recentemente em Salvador, em junho de 2021, o Macelleria Quitéria, na Bahia Marina, traz inspiração italiana - macelleria significa açougue - e é especializado em cortes nobres e carnes especiais. A experiência no local é super indicada com um bom vinho, da extensa carta de rótulos.
 
VS7i5G.md.jpg
Peça de roupa típica da indumentária do vaqueiro nordestino, o Gibão de Couro dá nome a esse espaço rústico e tradicional na Rua Mato Grosso, na Pituba. Acompanhamentos como Aipim Cozido e Frito e Baião de Dois dão o tom do menu despretensioso e sem pompas, que traz grelhados especiais como Bode, Carne de Fumeiro, Pernil Desossado e Carne do Sol.
 
Fotos: Reprodução/Instagram. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES