DF proíbe distribuição de sacolas plásticas a partir desta segunda (1º)

redacao@aloalobahia.com

A partir desta segunda-feira (1º), o Distrito Federal (DF) proibiu a distribuição de sacolas plásticas comuns em lojas e supermercados. Para transportar mercadorias, o cliente deverá levar a própria embalagem ou adquirir as feitas com material biodegradável ou biocompostável, vendidas pelos próprios estabelecimentos.
 
A Lei Distrital 6.864 foi sancionada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). “Os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, aquelas que sejam confeccionadas com material resistente e que suportem o acondicionamento e o transporte de produtos e mercadorias em geral”, diz a norma legal.
 
Os estabelecimentos que descumprirem a regra sofrerão penalidades como suspensão parcial ou total de atividades, interdição temporária e proibição de contratar com o poder público, assim como dele obter subsídios, subvenções ou doações.
 
No Brasil, em 2011, Belo Horizonte foi a primeira cidade a proibir a distribuição de sacolas plásticas em supermercados. O movimento vem crescendo em todo o país e outras cidades, como brasileiras já adotam a medida.
 
Foto: Paulo Frazão/Rede Amazônica. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias