Deputado quer moção de apoio à Ucrânia em disputa contra a Rússia

O deputado federal Cláudio Cajado (PP) sugeriu que a Câmara dos Deputados brasileira, através da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, expresse um apoio à Ucrânia, após a Rússia ter realizado eleições locais em um território ocupado da Criméia.

O parlamentar é presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Ucrânia. A eleição ocorreu em 8 de setembro deste ano para eleger dezesseis governadores regionais e parlamentares locais de treze regiões, incluindo a Crimeia, península ucraniana ocupada pela Rússia desde 2014. 

O deputado federal afirma que o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia foi contrário à realização de eleições locais na Criméia e na cidade de Sebastopol, que são "territórios da Ucrânia temporariamente ocupados e que seu regime legal é definido pelas normas de direito humanitário internacional, cabendo ao Estado ocupante respeitar a legislação nacional do Estado ocupado". 

Cláudio Cajado ainda destacou que o Brasil e a Ucrânia têm histórico de cooperação em diversos setores "razão pela qual os desdobramentos da crise relativa ao território da Crimeia requerem o exame atento e a manifestação deste colegiado".

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia  

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias