Notas


06 Nov 2019

Deputado quer criar Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação na Câmara dos Deputados

Luan Santos

 Deputado quer criar Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação na Câmara dos Deputados O deputado federal Félix Mendonça (PDT) sugeriu a criação do Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Câmara dos Deputados. O prêmio, caso aprovado pela Casa, será destinado a alunos que se destaquem em pesquisa científica e tecnológica e da inovação no país.

Os estudantes poderão fazer inscrições através de um formulário disponibilizado na página eletrônica da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. Um relato sintetizado do trabalho deverá ser entregue para análise de uma comissão. A inscrição pode ser realizada por grupos de até três pessoas.

O parlamentar sugere que o prêmio conte com cinco categorias: Ensino Fundamental (3 prêmios), Ensino Médio (3 prêmios), Institutos integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (3 prêmios), Universidades e Instituições de Ensino Superior. (3 prêmios), Pesquisa aplicada ao mercado (1 prêmio). Um conselho formado por parlamentares de cada partido com assento na comissão será formado para selecionar, previamente, até 10 finalistas por categoria. Os nomes serão submetidos ao plenário da comissão.

"A instituição de um prêmio para estudantes é uma oportunidade para ressaltar iniciativas da juventude brasileira, em especial suas conquistas. É uma pequena ação que pode contribuir na motivação de diversos jovens espalhados pelo país, os quais podem canalizar sua energia e vitalidade para atividades de relevante interesse acadêmico e social. Essa é uma pequena ação com grandes consequências. Para um jovem brasileiro, vir à Câmara dos Deputados e receber um prêmio é uma grande honraria que certamente o influenciará por toda a carreira", afirmou o deputado.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia