Deputado quer criar grupo para promover intercâmbio e cooperação entre Brasil e Sérvia

O deputado federal Leur Lomanto Júnior (DEM) defende a criação de um grupo interparlamentar para promover intercâmbio e cooperação entre Brasil e Sérvia. Segundo ele, as relações bilaterais entre ambos os países são plenamente consolidadas há vários anos e já existiam desde a extinta Iugoslávia, da qual a Sérvia fazia parte. 

"Com o fim da citada União, o Brasil e a Sérvia estabeleceram relações diplomáticas plenas em 2006, as quais vêm sendo marcadas pelo alto nível do diálogo político. Aliás, a solidez das relações bilaterais também pode ser comprovada pelo fato de o Brasil jamais ter fechado sua Embaixada em Belgrado, mesmo durante os bombardeios da OTAN em 1999", diz Leur. 

Ele ressalta ainda que o o relacionamento entre os dois países é marcado por uma afinidade política que pode ser vista, de certa forma, como inusitada. "Na verdade, o que ocorreu é que, há anos, a política externa do Brasil em relação à região dos Balcãs - baseada nos princípios que regem a política externa brasileira, estabelecidos pelo art. 4º da Constituição Federal - acabou fazendo com que o Brasil se transformasse no principal aliado da Sérvia, entre os países ocidentais", pontua. 

Leur destaca que o Brasil é o principal parceiro comercial na América Latina, sendo que entre nossos países vicejam boas relações também no plano econômico e comercial. Apesar disso, o fluxo de comércio entre os dois países ainda é modesto e encontra-se aquém de seu real potencial. "O Brasil e a Sérvia têm demonstrado em tempo recentes sua firme intenção recíproca no sentido de continuar a desenvolver relações bilaterais em todos os campos de interesse mútuo, especialmente na área da cooperação comercial", frisa.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias