Deputada sugere criação de plano de auxílio e recuperação econômica a pequenas empresas

A deputada estadual Talita Oliveira (PSL) encaminhou um projeto de lei à Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) para instituir um plano de auxílio econômico-financeiro às micro e pequenas empresas, Microempresas Individuais (MEI), Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários do estado. Ela argumenta que a maioria das empresas tiveram seus faturamentos reduzidos a zero e precisam de apoio para recuperação após a pandemia. 

"Como forma de proteção a tais empreendedores, propõe-se um plano para auxiliar e ajudar a recuperação destes, uma vez que possuem grande relevância para a economia do Estado da Bahia", escreveu na justificativa.

Dentre as ações sugeridas pela deputada estão o sobrestamento por até 60 dias após o coronavírus o protesto de títulos e taxas cartorárias, o vencimento de faturas essenciais (luz, água, telefone, internet, dentre outros), vencimento de faturas de planos de saúde empresariais, o parcelamento das faturas, além da proibição de juros em cima das contas atrasadas.

Talita Oliveira também sugeriu que fiquem suspensos, enquanto perdurar o plano de contingência para combate à doença COVID-19, o prazo de validade de procurações e documentos cartorários essenciais ao funcionamento do empreendimento. Para isso, ela propõe que o poder executivo fique autorizado a conceder isenção de taxas cartorárias nesses casos. 

Como ações específicas do executivo, Talita prevê a ajuda financeira à MEIs, micro e pequenas empresas, cooperativas e empreendimento econômicos solidários; além de dar preferência a essas empresas para aquisição de bens e serviços. Ela também prevê a criação de um conselho para auxiliá-los a retomar o equilíbrio econômico-financeiro.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias