Da série: Receitinha para aquecer o inverno BY Helena Fialho

Dando continuidade ao nosso cardápio, Receitinhas para aquecer o inverno, temos hoje uma saladinha pra lá de caprichada.

Salada de pera com queijo gorgonzola, camarões e redução de balsâmico

Ingredientes: 1 maço de alface hidropônica. 1 maço de alface roxa. 500g de camarões limpos e sem casca. 2 peras grandes não muito maduras. 150g de queijo gorgonzola. Sal, pimenta DO reino branca e azeite extra virgem.

Molho: 1 ½ xícara de chá de vinagre balsâmico. 1 xícara de chá de água. ½ xícara de chá de mel ou 3 colheres de sopa cheias de açúcar, uma pitadinha de sal.

Preparo DO molho: Junte os ingredientes, misture e leve ao fogo para reduzir até formar uma calda. Reserve (pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira).

Preparo dos camarões: Limpe, lave e seque os camarões. Coloque-os em um recipiente e os tempere com um pouco de sal, pimenta DO reino branca e um pouco de azeite extra virgem. Envolva-os bem e reserve. Arrume a metade dos camarões em um utensílio de panela para cozimento a vapor, coloque mais ou menos 3cm de água na panela, leve ao fogo, quando ferver, abaixe o fogo, coloque o recipiente com os camarões arrumados sem amontoar, e sem deixar que a água toque neles. Tampe a panela, deixe cozinhar NO vapor por 05 minutos ou até mudar a cor. Retire, coloque em outra vasilha e repita o procedimento com o resto dos camarões. Junte, cubra com filme e leve a geladeira por 1hora.

Continuação: Lave e seque AS folhas, rasgue-AS e reserve. Corte AS peras em fatias bem finas(USE o cortador de batatas), Mandolim, e coloque-AS em água gelada com ½ limão espremido.

Finalização: Escorra AS peras, arrume em um prato de serviço AS fatias, coloque sobre elas AS folhas deixando AS bordas com 2cm aparecendo e com espaço NO centro para colocar os camarões. Salpique um pouco de sal e pulverize levemente com azeite extra virgem. Esfarele o queijo gorgonzola e disponha sobre AS folhas. Coloque os camarões NO centro DO prato tendo o cuidado para AS folhas não os encobrirem, regue com um pouco de redução de balsâmico e sirva. Obs: Este é um molho ácido, por tanto não deve colocar grande quantidade. Coloque o que sobrar num recipiente ao lado DO prato, quem quiser serve-se mais. AS peras costumam escurecer um pouco, por isso deixe para arrumar a salada perto da hora de servir. Bom apetite!

Por Helena Fialho/Foto: Reprodução.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias