Criadora do Projeto Modativismo, Carol Barreto defende tese de doutorado na UFBA

Gabriela Cruz é jornalista, ilustradora e escreve para o Alô Alô Bahia. 

Carol Barreto defenderá sua tese de doutorado na UFBA nesta sexta-feira (13), às 15h. A apresentação do trabalho “Modativismo: Práticas Feministas e Antirracistas em processos criativos decoloniais” terá transmissão ao vivo no canal do Youtube do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

Criadora do Projeto Modativismo, professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA, artista visual e designer de moda autoral, Carol Barreto vem, ao longo de sua trajetória, trabalhando com a relação entre moda e ativismo político feminista e antirracista. A criadora tem trabalhos apresentados em passarelas do Senegal, França e Angola, e em galerias de arte nos EUA, México, Canadá, Colômbia e Brasil.

Assinou o figurino do filme sobre Lina Bo Bardi e do Musical Brasilis: Circo Turma da Mônica. Criadora do “Uniforme que nunca existiu” - homenagem da Centauro para a atleta Aída dos Santos -, é autora do livro documental Coleção Colaborativa Modativismo: uma experiência de ensino aprendizagem em Moda Afrobrasileira (2021). Como estilista, já participou do Afro Fashion Day, projeto do jornal Correio.

“Dedico esse trabalho a todas as mulheres negras, africanas de ambos os lados do Atlântico, que me antecederam e marcaram na minha ancestralidade o percurso dessa trajetória materializada entre luta e poesia”, disse sobre a defesa da tese.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES