Cópia restaurada em 4k de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" ganha teaser antes de Cannes

redacao@aloalobahia.com

Símbolo máximo do Cinema Novo, "Deus e o Diabo na Terra do Sol", do cineasta baiano Glauber Rocha, teve seu primeiro teaser oficial apresentado nesta sexta-feira (13), após o processo de restauração da película em 4k, um esforço do produtor Lino Meireles e da filha do cineasta, Paloma Rocha, numa realização com o Metrópoles. A cópia restaurada do longa será exibida no 75º Festival de Cannes, no próximo dia 18 de maio, dentro da mostra Classics, dedicada a filmes clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial.
 
“Num país com a cultura tão depreciada, com a produção artística sofrendo ataques, fizemos um esforço de contracorrente. Isso só é possível porque o filme tem a força própria dele”, explica Paloma. “É um ciclo completo para a nossa restauração, onde o filme será reexibido pela primeira vez no mesmo local em que estreou. Que seja um novo chamado de resistência cultural”, reforçou Lino Meireles sobre o filme, que estreou mundialmente em Cannes, em 1964, sendo indicado à Palma de Ouro.
 
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" é um clássico do cinema nacional, que traz influências literárias de Graciliano Ramos, José Lins do Rego e "Os Sertões", de Euclides da Cunha. A trama apresenta o vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa, Rosa (Yoná Magalhães), casal que foge para o sertão depois que ele mata um coronel que tenta enganá-lo. No Brasil violento e assolado pela seca, eles encontram duas figuras icônicas: Sebastião, que se diz divino, e Corisco, que se descreve como demoníaco. Amarrar seus destinos com essas figuras é, no entanto, uma decisão trágica, pois o mercenário Antonio das Mortes está em seu encalço.
 
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias