Cooperativa baiana lança café premium e prepara exportação para a China

Gabriela Cruz é jornalista, ilustradora e escreve para o Alô Alô Bahia. 

Quem aprecia um bom café vai encontrar um novo rótulo nas prateleiras dos supermercados a partir desta terça-feira (24) produzido por agricultores familiares de Barra do Choça, no sudoeste baiano.

Estabelecimentos de Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Serrinha, Juazeiro e Lauro de Freitas vão comercializar o Cooperbac Premium, um café de torra clara, 100% arábica, cultivado em altitudes que variam de 900 a 1.100 metros, de maneira sustentável e que possui o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf).

Reunidos na Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), os produtores cultivaram os grãos que resultam em uma bebida com sabor suave, cremosa, com aroma floral e acidez média.

A unidade de beneficiamento de café da Cooperbac tem capacidade de processamento de 12 toneladas por dia, atendendo diretamente a 335 famílias agricultoras. A cooperativa produz e comercializa grãos crus e torrados e café a vácuo.

Agora são quatro marcas, desde uma mais popular, o Tia Rege, até o Premium. Inicialmente, o café será comercializado em grãos, em embalagens de 1 quilo. A previsão é que, até o final de 2021, a cooperativa coloque no mercado a versão moída, em embalagem de 250g.
 
A produção da Cooperbac ganhou também o mercado chinês. Neste ano, a cooperativa envia sua primeira remessa de café para a China.  O contrato inicial de seis meses com a empresa Câmara Chinesa irá permitir a comercialização 20 toneladas do café Cooperbac arábica moído.

Foto: divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES