Contágios por Covid na Europa devem aumentar até cinco vezes até agosto

Uma projeção feita pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Enfermidades (ECDC, sigla em inglês) aponta que os contágios por Covid na União Europeia (UE), na Noruega e na Finlândia devem aumentar até cinco vezes até agosto, entretando as internações permanecerão controladas devido à vacinação.

Publicado na sexta-feira (16), o estudo indica que o número de novos casos de coronavírus podem chegar a 420 por cada 100 mil habitantes na semana que termina em 1º de agosto, um aumento de cinco vezes comparado com os 90 da semana entre 5 e 11 de julho. Para a semana que termina em 8 de agosto, o centro espera um salto ainda maior, de 620 novos casos para cada 100 mil habitantes.

Essas projeções igualariam a média de casos registrados de setembro a dezembro de 2020 e em abril de 2021, quando foram detectados surtos de contaminação pelo novo coronavírus no continente. Para o ECDC, o número de internações aumentará, mas não de forma tão significativa, graças à vacinação: 63% da população da UE com mais de 18 anos já recebeu ao menos uma dose do imunizante, enquanto 48% já tomaram as duas doses até 11 de julho.

A tendência de contaminação está em alta em dois terços dos 30 países pesquisados pela agência europeia, e o aumento dos casos ocorre em sua maior parte entre os jovens de 15 a 24 anos.

Fonte: O Globo e AFP

Foto: Shutterstock. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES