17 Jul 2021

Contágios por Covid na Europa devem aumentar até cinco vezes até agosto

Contágios por Covid na Europa devem aumentar até cinco vezes até agosto
Uma projeção feita pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Enfermidades (ECDC, sigla em inglês) aponta que os contágios por Covid na União Europeia (UE), na Noruega e na Finlândia devem aumentar até cinco vezes até agosto, entretando as internações permanecerão controladas devido à vacinação.

Publicado na sexta-feira (16), o estudo indica que o número de novos casos de coronavírus podem chegar a 420 por cada 100 mil habitantes na semana que termina em 1º de agosto, um aumento de cinco vezes comparado com os 90 da semana entre 5 e 11 de julho. Para a semana que termina em 8 de agosto, o centro espera um salto ainda maior, de 620 novos casos para cada 100 mil habitantes.

Essas projeções igualariam a média de casos registrados de setembro a dezembro de 2020 e em abril de 2021, quando foram detectados surtos de contaminação pelo novo coronavírus no continente. Para o ECDC, o número de internações aumentará, mas não de forma tão significativa, graças à vacinação: 63% da população da UE com mais de 18 anos já recebeu ao menos uma dose do imunizante, enquanto 48% já tomaram as duas doses até 11 de julho.

A tendência de contaminação está em alta em dois terços dos 30 países pesquisados pela agência europeia, e o aumento dos casos ocorre em sua maior parte entre os jovens de 15 a 24 anos.

Fonte: O Globo e AFP

Foto: Shutterstock. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES