Consórcio Nordeste pede suspensão imediata de voos de quatro países com alta na covid; veja quais

O Consórcio Nordeste, formado pelos governadores dos nove estados da região, enviou, nesta terça-feira (22), uma carta ao Ministério da Saúde (MS) pedindo a suspensão imediata de voos que chegam ao Brasil vindos do Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Austrália

O grupo também solicita que todos os passageiros que cheguem da Europa façam quarentena e teste de covid-19 no período. As informações são do Jornal do Commercio.

Viajantes brasileiros que chegaram do Reino Unido deverão ficar isolados por dez dias. Esta é uma das novas recomendações do MS divulgadas nesta terça, como prevenção à descoberta de uma variante do coronavírus por lá.

Leia também: O que você precisa saber sobre a nova variante do coronavírus no Reino Unido

O anúncio da nova cepa causou preocupação e fez mais de 40 países proibirem o ingresso de viajantes do Reino Unido, suspendendo voos e cortando rotas comerciais. 

As orientações emergenciais brasileiras incluem medidas de monitoramento e rastreamento de passageiros e tripulantes que partiram do Reino Unido ou estiveram lá recentemente. 

O acompanhamento será feito por fiscais sanitários de portos e aeroportos que vão atuar em conjunto com a Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde (Rede CIEVS).

As novas determinações do Ministério da Saúde se somam à fiscalização que a Anvisa vem fazendo das aeronaves que chegam ao Brasil vindas do Reino Unido. 

No dia 30, entrará em vigor a restrição de entrada de estrangeiros por rodovias, portos e aeroportos, de acordo com a Portaria 630/2020. Antes do embarque, os viajantes precisarão apresentar à companhia aérea um documento que comprove o resultado negativo do teste laboratorial RT-PCR para Covid.

Embora se espalhe mais rapidamente, a variante "não está fora de controle", de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão pediu cautela ao que chamou de um "grande alarme em torno da nova cepa". 

Foto: Heathrow Airport/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias