Modo de vida: conheça detalhes do apartamento de 305 m2 assinado pelo GW Arquitetos no Bahiano de Tênis

redacao@aloalobahia.com

Carol Gaspar e Cauã Witzke, sócios da GW Arquitetos, acabam de entregar um apartamento do Mansão Bahiano de Tênis, na Graça. O imóvel de 305 metros quadrados será a morada de uma família de quatro pessoas, formada por um casal – ele empresário e ela médica – um filho adulto e uma filha adolescente. 
 
Para atender às necessidades individuais dos clientes – de perfis e faixas etárias diversas – e, também, a vontade em comum de poder comtemplar a bela vista em momentos pós-trabalho ou estudo, a dupla de arquitetos – que atua no mercado há mais de 11 anos – criou algumas soluções. 
 
“Assim que visitamos o apartamento com o casal, nossos clientes pontuavam a beleza e encantamento com a vista mar, então toda concepção de layout foi feita para valorizar esta vista. A posição da mesa de 10 lugares, a long chaise na extensão da varanda, tudo foi idealizado para esse momento de descanso e contemplação”, explica Carol. 
W69A6F.md.jpg
“Criamos também uma ambientação especial para a segunda varanda do apartamento, que é usada por eles à noite. Nossa querida cliente apelidou as varandas, brincamos que a da frente é para contemplar o pôr do sol e essa para apreciar a lua, então fizemos um projeto que valorizasse esse momento, inclusive com uma iluminação com mini dicroicas bem sutis no forro, em uma referência ao céu estrelado”, acrescenta a arquiteta.
 
Para ampliar a sensação de aconchego e delimitar áreas comuns, a dupla de profissionais apostou nos revestimentos em madeira, inclusive no teto, definindo ambientes, como o home e o gourmet-bar, criado para receberem amigos e familiares. “O uso do espelho, posicionado na varanda principal, amplia ainda mais a sensação de extensão do mar, pois reflete a vista”, conta Carol.
 
Estes espaços também foram definidos com o uso de dois tapetes da Punto e Filo em tons de verde e off-white, e cinza e off-white. “Fez muito sentido ter esses dois elementos, pois eles criam como se fossem duas versões da casa. Quando testamos na ambientação, fiquei encantada com o resultado. Utilizar dois tapetes possibilitou ter essa linguagem, inclusive dá para trocar um pelo outro e mudar a decoração”, pontua a arquiteta. “Investimos em paisagismo, iluminação e bons revestimentos para que o mobiliário fosse pontual e desse a sensação de fluidez. A casa ficou mais leve como eles desejavam”, acrescenta.
W697aa.md.jpg
A sala de jantar recebeu uma das peças mais importantes do apartamento, em termos de design. Uma mesa Bizzet, concebida por Jader Almeida, envelopada em mármore Nero Marquina, com dez lugares. O ambiente ainda recebeu lustres também de Jader Almeida e quadros de grandes proporções assinados por Gabriel Wickbold. O apartamento ainda tem outras obras, como do renomado Waldemberg, acrílicos sobre tela de Mário Tagnini e uma tapeçaria de Manabu Mabe da década de 80. 
 
“Sempre procuramos fazer uma curadoria a partir dos gostos dos clientes. Como lidamos com eles por alguns meses, a gente acaba entendendo sobre o que mais apreciam e fazemos uma seleção. As duas obras na sala de jantar trazem a elegância que o casal queria e dialogam com a mesa de Jader Almeida, assim como a tela do hall de entrada em origami – colocada ali para trazer uma desaceleração para este ambiente, mantendo o espaço sofisticado, mas que também acalmasse a casa”, explica Carol.
 
Na cozinha, o escritório de arquitetura fez uma intervenção na planta original, criando uma ilha central com cooktop e área para refeições rápidas, que era um desejo do casal, além de ter uma ligação com o “gourmet da lua”. Em relação às escolhas de material, foram usados mármore Perla Santana, marcenaria em tons lavados e iluminação indireta de forma pontual para valorizar as escolhas dos materiais. 
W69luR.md.jpg
Já o lavabo foi envelopado no mármore Grey Armani – tanto nas paredes quanto na bancada - que, por sua tonalidade, valorizou a obra do artista plástico baiano Waldemberg. A iluminação indireta ampliou o contraste. “O conjunto de escolhas trouxe a sofisticação que eles desejavam”.
 
Os quartos ganharam as personalidades dos seus donos. No do casal, foi trabalhada uma paleta de cores mais lavada, com piso em madeira Tauari queimada, criando um ambiente de aconchego. “Escolhemos toda composição de tecidos e revestimentos em tons claros, para proporcionar aconchego e tranquilidade.” 
 
“O resultado foi extremante prazeroso pela forma como os clientes lidaram com todo o projeto. Eles seguiram 100% da nossa especificação, foi uma relação de muita confiança tanto nossa quando deles e isso reflete diretamente na entrega. Tudo foi decidido em conjunto, respeitando o projeto e desejos deles. Vê-los realizados é o que faz sentido para nosso trabalho”, finaliza Carol, que já está concluindo outro apartamento no mesmo condomínio e mais um no Villaggio Panamby, no Horto Florestal.
W69GnI.md.png
Confira mais fotos do projeto:
W69j8G.md.jpg
W69N9f.md.jpg
W69Ou4.md.jpg
Fotos: Rodrigo Melo. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias