Conheça o webtoon, estilo de quadrinhos digital que virou febre no mundo

Não é só de cinema, dorama, programas de TV e grupos de kpop que se alimenta a Hallyu, a "onda sul-coreana" que popularizou mundialmente a cultura do país asiático. Um outro filão vem crescendo ano a ano. São os webtoons — quadrinhos lançados digitalmente, de leitura em rolagem vertical, que utilizam diversas plataformas para dar suporte à história, criando verdadeiros universos dentro de uma trama.

A mais recente incursão no mundo dos webtoons aconteceu na noite da última sexta-feira (14), quando a produtora Hybe lançou o prólogo e o primeiro episódio de "7 Fates: Chakho", história inspirada no universo ficcional que envolve o BTS. Cada um dos cantores do grupo – RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook – inspirou as sete personagens que, unidas pelo destino, enfrentam visitantes perigosos na corrupta cidade fictícia de Shins.

A webtoon do BTS veio acompanhada do primeiro capítulo da versão e-book, disponibilizada no Wattpad, com originais em coreano. Para os fãs internacionais, existem edições em inglês, espanhol, francês, alemão, indonésio, tailandês e japonês. Os dez episódios serão lançados às 21h de cada sexta-feira (no horário de Brasília).

A Marvel também entrou na onda e lançou, na quarta-feira passada, “Eternals: The 500 Year War”, uma série de sete edições no Marvel Unlimited que coincide com o lançamento do filme “The Eternals” no Disney+, seguido por um lançamento, na próxima quinta-feira, no Webtoon - a maior plataforma de quadrinhos digitais do mundo (que tem o mesmo nome da mídia), lançado pela Naver Corporation na Coréia do Sul, em 2004.
webtoondamarvwl-alo-alo
“Os Eternos da Marvel são perfeitos para leitores de Webtoon em todo o mundo: uma narrativa global que cruza fronteiras e limites, e um novo elenco diversificado de heróis, todos disponíveis em um formato móvel inovador”, disse David Lee, chefe de conteúdo da Webtoon US. No ano passado, a DC Comics também fez um acordo com a empresa para colaborar em webcomics independentes.

Há dois anos, a Webtoon já era a editora de quadrinhos mais popular do mundo. Hoje, muito maior, operando inclusive nos Estados Unidos, onde tem base em Los Angeles, tem uma média de 72 milhões de usuários ativos mensais, dez milhões destes nos EUA. Seus produtor podem ser acessados no aplicativo Webtoon gratuito para download em sistemas Android e iOS, ou através do site da empresa. Geralmente, os primeiros capítulos são gratuitos, com episódios pagos em seguida.

Adaptações – De olho no sucesso das webtoons, a Netflix anunciou, por enquanto para os Estados Unidos, o lançamento da série “All Of Us Are Dead”, uma adaptação de “Right Now in Our School”, que conta a história de um grupo de estudantes tentando sobreviver a um apocalipse zumbi. Outra produção em andamento é a série animada “Hellbound”, inspirada em uma webtoon chamada Hell.

Foto: divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias