8 Sep 2021
Conheça a chef que quer transformar Bom Jesus dos Passos em referência gastronômica

Natural da ilha de Bom Jesus do Passos, que pertence à Salvador, ela quer transformar o lugar onde nasceu em um centro gastronômico. O ponta pé inicial foi a abertura do Restaurante Casarão 1911, que começou em um espaço improvisado. “Iniciei há cinco anos, quando a ilha não tinha nenhuma estrutura de serviço de alimentos e bebidas. De forma criativa, ecológica e conceitual, inaugurei o Casarão 1911, que se tratava das ruínas da casa antiga da minha bisavó. Servíamos pizzas e comida sertaneja durante todas as estações”, explica a chef.
As coisas começaram a mudar em 2019, quando Vanessa e Stefane Guimarães, sua ex-companheira, receberam o convite para participar do Panela de Bairro (competição gastronômica realizada pela TV Bahia) pela primeira vez e venceu com a Moqueca de Fruta-pão. “Foi um sucesso. Após esse prêmio fomos convidadas pela Fundação Baía Viva a integrar o Centro Comercial e Gastronômico da Marina do Brito, inaugurado no final de 2019, e abrimos lá o Restaurante das Águas. O primeiro verão foi um estouro. Inseri à nossa gastronomia regional ingredientes e técnicas do mundo que surpreenderam o paladar dos frequentadores com releituras de pratos clássicos, acompanhados de drinques também criativos”, conta a chef, que segue em seu restaurante o conceito de uma “cozinha nativa e mediterrânea”.

Logo o lugar banhado pelas águas mornas e calmas da Baía de Todos os Santos, que já encantava navegadores do mundo todo, ganhou mais este atrativo. Foram cinco meses intensos seguidos pela pandemia de Covid-19, que fez o estabelecimento fechar temporariamente suas portas. “Agora, após a nossa reabertura, fomos convidados pela segunda vez pela TV Bahia para participar de uma edição especial de 6 anos do Panela de Bairro, desta vez concorrendo apenas com os campeões”, relata Vanessa.
O prato escolhido foi a Caldeirada Nativa. “Apresentamos uma releitura da Caldeirada Portuguesa feita com batatas, peixes e frutos do mar com técnicas nativas e mediterrâneas e ganhamos com quase 180 mil votos, graças ao empenho da comunidade, dos comerciantes locais, dos parentes e amigos”, comemora a chef, que com este novo incentivo já voltou a sonhar. “Meu plano para o futuro é aperfeiçoar a minha cozinha para atender com excelência ao público náutico, carente de bons serviços. Quero transformar a ilha de Bom Jesus dos Passos numa referência em gastronomia”. Alguém duvida que ela consiga?
Quem ainda não conhece e ficou com curiosidade, pode visitar os perfis de Vanessa e do restaurante no Instagram: @vanessa_ilhada e @dasaguasbj. Contato para reservas: (71)99189-8713.
Fotos: José Cavalcante Neto (@jkvalcante)/divulgação e divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.