Conheça a chef que quer transformar Bom Jesus dos Passos em referência gastronômica

Vanessa Soares é uma chef de cozinha baiana que tem alma criativa e, também, os pés no chão. Mas o que pode parecer algo antagônico à princípio tem se revelado um grande trunfo na conquista de cada degrau para um sonho que vem alimentando há alguns anos.
 
Natural da ilha de Bom Jesus do Passos, que pertence à Salvador, ela quer transformar o lugar onde nasceu em um centro gastronômico. O ponta pé inicial foi a abertura do Restaurante Casarão 1911, que começou em um espaço improvisado. “Iniciei há cinco anos, quando a ilha não tinha nenhuma estrutura de serviço de alimentos e bebidas. De forma criativa, ecológica e conceitual, inaugurei o Casarão 1911, que se tratava das ruínas da casa antiga da minha bisavó. Servíamos pizzas e comida sertaneja durante todas as estações”, explica a chef.
 
As coisas começaram a mudar em 2019, quando Vanessa e Stefane Guimarães, sua ex-companheira, receberam o convite para participar do Panela de Bairro (competição gastronômica realizada pela TV Bahia) pela primeira vez e venceu com a Moqueca de Fruta-pão. “Foi um sucesso. Após esse prêmio fomos convidadas pela Fundação Baía Viva a integrar o Centro Comercial e Gastronômico da Marina do Brito, inaugurado no final de 2019, e abrimos lá o Restaurante das Águas. O primeiro verão foi um estouro. Inseri à nossa gastronomia regional ingredientes e técnicas do mundo que surpreenderam o paladar dos frequentadores com releituras de pratos clássicos, acompanhados de drinques também criativos”, conta a chef, que segue em seu restaurante o conceito de uma “cozinha nativa e mediterrânea”.
Whats-App-Image-2021-09-08-at-17-50-41

Logo o lugar banhado pelas águas mornas e calmas da Baía de Todos os Santos, que já encantava navegadores do mundo todo, ganhou mais este atrativo. Foram cinco meses intensos seguidos pela pandemia de Covid-19, que fez o estabelecimento fechar temporariamente suas portas. “Agora, após a nossa reabertura, fomos convidados pela segunda vez pela TV Bahia para participar de uma edição especial de 6 anos do Panela de Bairro, desta vez concorrendo apenas com os campeões”, relata Vanessa.
 
O prato escolhido foi a Caldeirada Nativa. “Apresentamos uma releitura da Caldeirada Portuguesa feita com batatas, peixes e frutos do mar com técnicas nativas e mediterrâneas e ganhamos com quase 180 mil votos, graças ao empenho da comunidade, dos comerciantes locais, dos parentes e amigos”, comemora a chef, que com este novo incentivo já voltou a sonhar. “Meu plano para o futuro é aperfeiçoar a minha cozinha para atender com excelência ao público náutico, carente de bons serviços. Quero transformar a ilha de Bom Jesus dos Passos numa referência em gastronomia”. Alguém duvida que ela consiga?
 
Quem ainda não conhece e ficou com curiosidade, pode visitar os perfis de Vanessa e do restaurante no Instagram: @vanessa_ilhada e @dasaguasbj. Contato para reservas: (71)99189-8713.
 
Fotos: José Cavalcante Neto (@jkvalcante)/divulgação e divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias