'Congestionamento' de jatinhos provoca caos aéreo em aeroportos do sul da Bahia; saiba o motivo

A movimentação de final de ano em direção a destinos turísticos badalados no Sul da Bahia tem causado uma situação inédita neste ano de pandemia: um verdadeiro “congestionamento” aéreo tomou conta das costas do Cacau e do Descobrimento. 

Com um grande número de aeronaves de pequeno e médio portes buscando destinos da região, os controladores dos aeroportos de Porto Seguro, Trancoso (Terravista), Ilha de Comandatuba e Ilhéus têm se desdobrado para dar conta da demanda.

A movimentação já era esperada para o final do ano, mas surpreendeu especialistas da área. O tráfego foi tão intenso que várias aeronaves tiveram que dar voltas repetidamente aguardando a liberação do pátio, em alguns momentos. 

Uma das ferramentas adotadas para medir o tráfego aéreo é a plataforma Flight Radar24, que monitora o rastreamento desses voos. No fim da tarde desse sábado (26), ao menos 15 aviões executivos tinham como destino o Sul baiano.

Segundo Carlos Martins, editor-chefe do site AEROIN, o fluxo causou, inclusive, a suspensão dos pousos devido à falta de espaço no pátio, e as aeronaves foram instruídas a aguardar em órbita e, quando pousassem, teriam que apenas desembarcar os passageiros, abastecer se necessário e decolar novamente, sem ficarem estacionadas.

jatinhos-BPS-2-bahia-foto-aeroin
Imagem: Site Aeroin/Reprodução

Ele cita o exemplo de um HondaJet de matrícula PP-BRU, que teve que pousar em Porto Seguro após fazer várias órbitas esperando pela liberação de pouso no Aeroporto Terravista. Pouco mais de uma hora depois, ele decolou de Porto Seguro para Trancoso, num voo rápido de apenas cinco minutos.

Motivo
Segundo Martins, “o motivo desta forte migração de jatos para o Sul da Bahia é, possivelmente, devido à impossibilidade de viagem ao exterior, devido à pandemia. Destinos nos Estados Unidos, Caribe e Europa estão com restrições para brasileiros e outros estrangeiros, então a opção foi por algo mais próximo, seguindo para algum resort ou hotel no sul da Bahia”.

“É a primeira vez que se vê um fluxo tão alto e simultâneo a ponto de saturar vários aeroportos ao mesmo tempo. É esperado que tal situação se repita no dia 1º de janeiro, após o Réveillon”, conclui.

Foto: Instagram/Aeroporto Terravista. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias