11 Fev 2020

Confira as atrações do Fuzuê e do Furdunço 2020

Confira as atrações do Fuzuê e do Furdunço 2020 O folião do carnaval de Salvador já se prepara para o Fuzuê e Furdunço, manifestações que antecedem o início oficial da festa de momo e que esse ano tem como tema ‘O Carnaval dos Carnavais’, um destaque especial à edição 2020. Juntos, o Fuzuê, que ocorre no próximo sábado (15) e o Furdunço, no domingo (16), devem levar pouco mais de 80 atrações sem corda para o circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). São manifestações culturais, bandas de sopro, microtrios e pranchões, que remetem ao brilhantismo dos antigos carnavais.
 
As atrações do Fuzuê começam a desfilar às 16h, com saída a partir do Clube Espanhol, em Ondina, em direção ao Farol da Barra (no contrafluxo do circuito Dodô). Quem abre o desfile é Tio Paulinho com apresentações voltadas para as crianças, e com uma proposta de levar os musicais da Broadway para a rua. “Vamos colocar no Fuzuê os grandes musicais da Broadway, então vai ter O Rei Leão, Frozen e Anna, por exemplo. O objetivo é que a criança se identifique bastante”, conta.
 
Já no terceiro ano de desfile, Tio Paulinho afirma gostar muito da inclusão que a festa proporciona. “Além de trazer a brincadeira para a cidade, o fuzuê promove uma inclusão fantástica. A gente vê crianças, cadeirantes, famílias inteiras, fantasiados ou não, e isso é muito bacana. Além disso, o desfile é todo formado por temas culturais”, diz.
 
O sábado vai contar ainda com as manifestações culturais Oficina de Frevos e Dobrados, Pierrot Tradição de Plataforma, Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, Fanfarra BBG, Banda Big Show, Caretas de Cairu, Fuzuê Junino, Gravata Doida, Grupo Cultural Bambolê, Banda Show Laroyê, Cangaceiros de Ipitanga, Banda Comanches e Banda Percurssiva Axé Babá, entre outros.  A programação completa do Fuzuê e Furdunço está disponível no site curtacarnaval. com. Br.
 
Furdunço – No domingo, quem invade a Avenida Oceânica são os trios, pranchões e ônibus, levando as apresentações musicais para bem pertinho do público. Os desfiles começam às 15h com a apresentação do compositor e cantor Gerônimo eu seu buzanfan, ônibus adaptado em substituição ao trio elétrico. “Vamos entrar pelo segundo ano no circuito com essa alegoria elétrica e musical, um ônibus-jardineira onde nós tocamos e ficamos muito próximo do público. É um palco de mais ou menos 1,5 metro de altura. O buzanfan não vem só com música, vem com música e luminosidade e isso é muito legal”.
 
Já a Banda Marana, programada para sair à noite, promete levar muito misticismo para o público. Com o tema Tribo Mística, cada músico vai se caracterizar de um elemento que rege os signos do zodíaco. Além disso, a banda faz um convite para que o folião pipoca também vá à caráter para a festa. Além de canções autorais como Mágica Elétrica e Agradecer (que foi gravada com a participação de Saulo para o EP mais recente), a banda traz no repertório músicas de Armandinho, Moraes Moreira, Olodum, Banda Mel, Chiclete com Banana, Rita Lee, Riachão e Caetano Veloso, entre outros.
 
“A gente faz uma mistura de ritmos, mas sempre com o objetivo de propor uma viagem até o carnaval das antigas, de fazer com que as pessoas se lembrem de um carnaval em que o folião tinha mais engajamento e vontade de participar”, opina Chico Gomes, cantor e compositor do grupo.
 
Ainda desfilam no domingo as bandas Fitdance, Rixô Elétrico, Quabales,BaianaSystem, Duas Medidas, Mudei de Nome, Armandinho, Danniel Vieira, Juan e Ravena, A Mulherada, Luciano Calazans, Afrodisíaco, Guig Ghetto, Viola de Doze, Tonho Matéria, Diamba, Adão Negro, Ana Mameto, Araketu, Kart Love e Forró do Tico, entre outras. Confira as outras atrações no site oficial do Carnaval.
 
O Furdunço foi lançado pela Prefeitura em 2014 e o Fuzuê em 2016 com a proposta de valorizar os pequenos equipamentos e manifestações culturais no chão, resgatando os antigos carnavais.   
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.