Com visitação gratuita, exposição com obras do artista baiano Genaro de Carvalho estreia em São Paulo

redacao@aloalobahia.com

O público paulistano ou quem estiver visitando São Paulo terá acesso gratuito a uma imersão na imponente obra do artista moderno baiano Genaro de Carvalho (1926 – 1971), considerado o fundador da tapeçaria mural moderna brasileira por um dos mais célebres artistas dessa vertente, o tapeceiro francês Jean Lurçat (1892 – 1966). A mostra Genaro e a Luz da Bahia entrará em cartaz no dia 18 de novembro e segue até o dia 17 de março de 2023, na Galeria Passado Composto Século XX, no bairro Jardins.
 
Com curadoria da artista Nair de Carvalho, viúva de Genaro, e de Graça Bueno, diretora da Galeria Passado Composto Século XX, a exposição reúne 36 obras datadas de 1950 a 1971, sendo 14 tapeçarias, 15 pinturas e sete desenhos, trabalhos que escancaram uma diversidade de cores vibrantes, com variações de técnicas e temas da fauna e da flora brasileira.  A mostra reúne ainda fotos, vídeos e raros documentos históricos sobre a vida e a obra do artista baiano, além de também promover o lançamento do livro Genaro – Tecendo Memórias, da autora Nair de Carvalho, originalmente editado, em 2019, pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA).
 
“Estamos felizes em realizar esta exposição e agradecemos o apoio amoroso primordial da nossa musa, Nair de Carvalho, que, com sua generosidade, compartilha a sua experiência e conhecimento através da publicação do livro Genaro – Tecendo Memórias, de sua autoria, nos honrando com o seu lançamento em São Paulo na nossa galeria, com venda beneficente em prol do Instituto Jô Clemente. Esperamos que a nossa paixão entusiasme e ilumine os visitantes com a luz da Bahia, e que os desejos de Genaro sejam realizados: ‘Se puder contribuir com um pouco de alegria e otimismo, a missão que me propus estará cumprida’”, conclui Graça Bueno.
 
Visitas guiadas podem ser agendadas com antecedência por e-mail: lorena@passadocomposto.com.br. Mais informações no Instagran: @passadocompostosecxx.

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias