28 Feb 2023
Com ida de João Jorge para a Fundação Palmares, Olodum anuncia nova presidência
Assim, Marcelo Gentil será o presidente responsável por atuar no campo institucional, se dedicando à interlocução com autoridades e os poderes públicos, pela escola do Olodum e o Centro Digital de Memória Olodum (CDMO), enquanto Jorge Ricardo ficará responsável pelo diálogo com empresas e grandes marcas do mercado visando a consolidação e criação de novas parcerias.
Juntos, os dois presidentes conduzirão o processo de transição. “Todos estamos muito felizes com esse momento, será um grande desafio e honra assumir a presidência executiva do Olodum e dar continuidade ao trabalho brilhante que foi realizado por João Jorge até aqui. Estamos preparados, seguros e, além disso, temos uma equipe incrível que vai nos ajudar nessa missão. Estamos todos empenhados em levar essa história linda do Olodum a diante!”, disse Jorginho.
Além dos dois presidentes, uma nova diretoria administrativa formada por mulheres do Olodum completará a gestão da entidade nos próximos anos. “A gestão com dois presidentes é uma realidade em muitas empresas e organizações com o tamanho e diversidade de atuação como a do Olodum, que é bloco, banda, escola, negócios, ações sociais, políticas públicas, entre outras. E eu e Marcelo conduziremos com total alinhamento e comprometimento com o conceito e a missão original, trabalhando juntos para construir o nosso presente e um futuro ainda mais espetacular”, completa Jorginho.
Marcelo Gentil é produtor Cultural, violonista e compositor. Ele é licenciado em história e é especialista em Gerência Social para Afrodescendentes pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento – INDES/BID. Atuou como professor em Salvador e foi presidente do Instituto de Pesquisa, Ação e Mobilização Social em Brasília e Diretor de Estudos, Projetos e Pesquisas da Fundação Cultural Palmares, acumulando a função de Presidente interino do órgão. Foi conselheiro do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Secretaria de Justiça da Bahia.
Jorge Ricardo Silva Rodrigues é produtor cultural e empresário artístico e ex-aluno da escola Olodum. Chegou ao Olodum profissionalmente em 98 como estagiário, foi assistente na área de vendas do carnaval, atuou como subcoordenador no Centro de documentação e Memória do Olodum (CDMO) e assistente de produção da Banda Olodum até 2004. Em 2005, foi eleito diretor executivo para o mandato de 2005 a 2010, período em que atuou como gestor da Banda no Brasil e em alguns mercados internacionais. Em 2021 foi eleito vice-presidente executivo, cargo que exerce até o momento.
Fotos: Divulgação/Olodum. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.