Codesal vistoria casarão que vai abrigar Museu do Mar Aleixo Belov

A Defesa Civil de Salvador realizou nesta quinta-feira (17) uma visita técnica ao casarão que irá sediar o Museu do Mar, uma iniciativa do engenheiro e velejador Aleixo Belov. O ucraniano, que mora em Salvador desde os seis anos de idade, adquiriu a edificação localizada no Centro Histórico da capital baiana para restaurar e abrigar o acervo e os conhecimentos por ele acumulados durante as voltas que fez ao mundo e em outras viagens que já realizou.

"Ao investir na revitalização de imóveis, Belov dá o exemplo de que este é o caminho para a solução do problema dos casarões abandonados no Centro Histórico, ao contribuir para sua utilização como equipamento urbano, a exemplo de museus e espaços culturais", pontua o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Belov revela que o futuro museu abrigará todos os seus equipamentos, cartografias, documentos, além do barco Três Marias, de 7,5 toneladas, a bordo do qual realizou solitariamente três voltas ao mundo. O veleiro já se encontra em um vão no interior da edificação.

 

NOTAS RECENTES