Cinco fatos sobre Rosalía, fenômeno musical que se apresenta no Brasil na próxima segunda-feira (22)

Turnê internacional com ingressos esgotados, hits presentes nas disputadas listas da Billboard, virais no Tik Tok, altas audiências no Youtube, destaque no Spotify, ícone fashion adepta da logomania e por aí vai. Prestes a fazer 30 anos no mês que vem, a catalã Rosalía é praticamente unanimidade musical na imprensa especializada e em entre gente famosa, como o ex-presidente dos EUA Barack Obama, que colocou o sucesso “Saoko” na sua playlist de Verão desse ano.

Na próxima segunda-feira (22), a cantora chega ao Brasil com a Motomami World Tour para uma apresentação única em São Paulo, com bilheteria há muito esgotada. Só para se ter uma ideia, o show, que seria no Tokio Marine Hall, passou para o Espaço Unimed, que comporta cerca de 8 mil pessoas, o dobro da casa original.

A cantora estreou a turnê na Espanha, no começo de julho. O primeiro show foi na cidade de Almería. Quando passou pela capital Madri para duas apresentações, contou com estrelas na plateia, como o cineasta Pedro Almodóvar.

Mesmo como toda essa repercussão, é claro que muita gente ainda não conhece Rosalía, então preparamos uma lista com curiosidades e informações que vão te ajudar a participar de qualquer roda de conversa sobre a artista.
 
1) Rosalía nasceu em 25 de setembro de 1992, na cidade de Sant Esteve Sesrovires, região metropolitana de Barcelona. Ela lançou três álbuns de estúdio num intervalo de cinco anos. O primeiro, “Los Angeles”, lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Artista Revelação”. O segundo, “El Mal Querer”, é resultado do projeto de conclusão da graduação na Catalonia College of Music. O terceiro é “Motomami”. Sua música mais estourada no momento é “Despechá".

2) Focada no alcance global do seu trabalho, a cantora montou um setlist para o show da atual turnê que reúne pop experimental, flamenco, reggaeton, bolero, bachata, jazz e muito mais. Ao todo, são 30 canções, incluindo todas as 16 de “Motomami”, as três mais conhecidas de “El Mal Querer” — “Malamente”, “Pienso En Tu Mirá” e “De Aquí No Sales”, seus feats com The Weeknd (“Blinding Lights”), Bad Bunny (“La Noche de Anoche”), Travis Scott (“TKN”) e Tokischa (“Linda’).

3) Antes de chegar ao Brasil, Rosalía vai se apresentar em Monterrey, no México, e depois parte para Buenos Aires, na Argentina, onde segue com suas apresentações pela América Latina. Chile, Colômbia e República Dominicana estão no roteiro.

4) Participação de Ludmilla? Rosalía não divulgou ainda se haverá participações especiais no palco brasileiro, embora Ludmilla tenha publicado no Twitter que foi convidada para o show. “A Rosalía me chamou pro show da MOTOMAMI WORLD TOUR aqui no Brasil... eu já tô com a roupa de ir! Come to me, mami”, escreveu.
 “Motomami” foi lançado em março deste ano e mistura influências do hiperpop, do reggaeton e do flamenco.

5) O disco estreou como principal lançamento global da semana no Spotify, e, também, ficou no topo do ranking de álbuns de pop latino da Billboard. De acordo com o site “Metacritic”, trata-se do álbum mais bem avaliado de 2022, com uma nota de 94/100.

 

 

NOTAS RECENTES