11 Jul 2022
Christian Louboutin ganha nova exposição em Mônaco

Figura icônica da moda, Christian Louboutin ganha uma nova exposição no Grimaldi Forum, em Mônaco. Intitulada L’Exhibition(nista) Chapter II – a primeira edição foi apresentada em Paris e agora segue reeditada pelo curador Olivier Gabet (Diretor do Musée des Arts Décoratifs) –, a mostra acontece até 28 de agosto de 2022, oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre o trabalho e vida do emblemático designer de sapatos.
Longe de uma retrospectiva tradicional, a exposição foi concebida como uma alegre odisseia ao longo de três décadas transbordando criatividade – e está impregnado com a curiosidade por todas as artes e culturas.
Trata-se de um espetacular conjunto de 2.000 m2 que revela peças inéditas relacionadas as inspirações do designer, novas colaborações e sua relação com a cidade. “Quando Mônaco organiza exposições, garantem a liberdade de expressão pois os locais que os hospedam podem ser transformados à vontade. No Grimaldi Forum, vi Bacon e Giacometti, duas exposições que foram concebidas completamente diferentes. Havia uma liberdade em seu design e narração que me permitiu reimaginar a minha própria exposição sem constrangimento”, diz o designer.

No centro da exposição, a sala “Museu Imaginário” junta os itens da coleção de Christian Louboutin do acervo pessoal e patrimônio, bem como peças artísticas emprestadas do público e de coleções particulares. Estas incluem peças dos museus monegascos, e vai explorar diversos temas presentes no trabalho do designer, como seu amor pela dança e a herança do Ballet Russo; a influência do pop de Warhol; o gênio fotográfico Helmut Newton; e o seu fascínio pela oceanografia.
Christian Louboutin é apaixonado pelo Brasil, e com isso traz em sua exposição o banco “Marquesa Vermelha”, peça do grande arquiteto Oscar Niemeyer feito em conjunto com sua filha Anna Maria Niemeyer. A inspiração no artista brasileiro pelo designer francês é notável considerando a apresentação de sua última coleção foi feita em um prédio arquitetado por Niemeyer.
Contando com 13 salas no total, a abordagem de Christian Louboutin é extensa, refletindo sua personalidade e sua profunda compreensão do mundo, da arte, e da moda. A exposição é uma viagem em que a emoção e a experiência se misturam com seu amor pelo desempenho e um senso de humor.
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.