7 Nov 2022
Chico Buarque, Pitty e Nando Reis e Festival Radioca são opções culturais da semana; confira agenda

* Terça-feira, 8 de novembro:
A cantora, compositora e musicista Iane Gonzaga traz ao palco da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), às 20h, o show "Territóriamente", onde apresenta canções autorais que integram seu último EP e releituras da música popular brasileira, com convidadas especiais da nova cena baiana. O show reúne canções que versam sobre as relações entre corpos e territórios, lugares e suas linguagens, sensações, afetos e ancestralidades, aterradas em sonoridades afrodiaspóricas, com influências do samba, ijexá, rock e reggae. Os ingressos estão à venda no Sympla e nas bilheterias do TCA.
* Quarta-feira, 9 de novembro:
O charme do Jazz se une aos encantos do Restaurante Amado, na Avenida Contorno, em Salvador, nas quartas de novembro. A 4ª edição do projeto "Jazz e Vinho", sempre às 19h, tem participação da cantora norte-americana Alissa Sanders. Ao longo do mês, nas edições do projeto, o cliente ainda consome o vinho a preço de custo. As reservas podem ser feitas antecipadamente pelo (71) 3322-3520.
Celebrando o mês da Consciência Negra, o cantor e compositor Dão Black apresenta o "Baile Noite Preta", às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Na ocasião, o artista grava seu primeiro DVD, contando um pouco da sua trajetória a partir da produção dos seus três discos, "Para Embelezar a Noite", "Nobre Balanço" e "Sambadelic2020tals". Marcela Bellas, Denise Correia e Udi Santos são as convidadas especiais. O acesso é gratuito e o ingresso pode ser reservado no Sympla.
* Sexta-feira, 11 de novembro:
Chico Buarque apresenta a turnê "Que tal um samba?", de sexta (11) a domingo (13), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. O show tem a cantora Mônica Salmaso como convidada e resgata, além da canção homônima, lançada por Chico em junho, mais 28 composições, algumas inéditas em roteiros oficiais de suas turnês. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Virtual e nas bilheterias do TCA.
Aila Menezes bota o público para dançar até o chão, às 21h, na Casa Rosa, no Rio Vermelho. O Pátio Viração, espaço aberto e debruçado sobre o mar, vai receber o pagodão empoderado da artista, com convidados especiais e repertório de músicas autorais e de outros artistas. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Leo Jaime apresenta, às 21h30, na Pupileira, o show “Dance Comigo”. O repertório é rock’n’roll e exatamente por ser rock’n’roll, permite uma mistura salutarmente inclusiva, onde cabem outros gêneros e ritmos. Com a experiência de quem canta há quase quarenta anos, Leo enfileira hits como “As Sete Vampiras”, “A Fórmula do Amor”, “Conquistador Barato” e “Mensagem de Amor”, além de clássicos internacionais, como “Should I Stay or Should I Go?” e “Boys Don’t Cry”. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O cantor Lutte faz show no Bar do Terraço da Colaboraê, no Rio Vermelho, às 20h, com toda sua musicalidade reggae pop e baiana, trazendo um repertório eclético e dançante. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A Jornada de Dança da Bahia chega à sua 13ª edição, com programação até terça-feira (15), no Teatro Castro Alves (TCA), envolvendo IX Fórum de Educadores de Dança, Mostra INVEX – INVente Experimente e Residência Artística com a coreógrafa argentina Tatiana Sandoval. Os ingressos estão à venda no Sympla e nas bilheterias do TCA. Todos os anos, o evento aborda uma temática central em consonância com o contexto social a seu tempo. Este ano, o tema escolhido foi “Movimento é Vida”. A programação completa pode ser encontrada no site oficial do evento. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Cássia do Valle, Cell Dantas, Ednaldo Muniz e Rivaldo Rio, integrantes do Bando de Teatro Olodum, se unem a jovens atrizes negras para construir o espetáculo-instalação "Memórias Povoadas" e falar sobre o Sagrado Feminino Preto, às 19h, no Teatro Vila Velha. O elenco conta com Andréia Anjos, Anne Cardoso, Cilene Ribeiro, Luane Souto, Rool Cerqueira, Tainá Olukawe, Victória Muniz e Vick Franco. Os ingressos estão à venda no Sympla.
"Corpo Presente", espetáculo autobiográfico inspirado na performance de mesmo nome, ganha sessão às 19h, no Teatro SESI Rio Vermelho. Interpretado por Carla Lucena, ele é um desabafo, uma busca por respostas, mas também a superação de uma filha que perde a mãe e seu rumo até voltar ao eixo. No espetáculo, em que a atriz escreve cartas endereçadas à mãe, são evidenciadas as conexões e memórias afetivas das personagens e o desejo de transformação de um futuro que virá. Os ingressos estão à venda no Sympla.
* Sábado, 12 de novembro:
Pitty e Nando Reis fazem show inédito, às 21h, na Arena Fonte Nova. Eles trazem a Salvador a turnê “As Suas, as Minhas e as Nossas”, em que reúnem as duas bandas, apresentando setlist de mais de 20 canções, entre músicas de seus repertórios, com novos arranjos, releituras e até mesmo canções inéditas. Na véspera, o show será apresentado no Aria Hall, em Feira de Santana. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Virtual.
Marcia Castro volta à Casa Rosa, no Rio Vermelho, às 21h, com o show "Axé 90", que traz clássicos da Axé Music. Já em clima de verão, a cantora mostra ao público baiano um recorte do repertório essencial do gênero musical surgido na Bahia na década de 80, que fundiu diversos ritmos afro-latinos e brasileiros. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A multiartista Bruna Caram revive, em show às 19h, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, a obra de Gonzaguinha. O roteiro é assinado por Jean Wyllys e a direção de voz, pela filha do próprio Gonzaguinha, Nanan Gonzaga. As cantoras baianas Illy e Aiace participam do show como convidadas. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O baile "O Pente" ganha edição especial, às 19h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. O projeto, que já passou por diversos palcos da capital baiana e de Morro de São Paulo, oferecerá acesso livre a pessoas trans e indígenas. A ideia é celebrar a diversidade musical e de gênero, abrindo as portas para as mais variadas intervenções, apresentando nomes consagrados que fazem história no movimento. Nesta edição, o baile terá como atrações Malayka, Carolina Bandeira, Nêssa, Amar Mansoor e Uran Rodrigues. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Referência local do Reggae, a Diamba faz show no Bar do Terraço da Colaboraê, no Rio Vermelho, às 20h, resgatando sucessos da carreira e do gênero. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Até segunda (14), o Castelo Garcia D'Ávila, em Praia do Forte, recebe o Festival Conexão com o Paraíso, sempre a partir das 19h. Entre as atrações estão Toni Garrido, Olodum, Jau, Márcia Freire, Luiz Caldas, Alexandre Peixe e Filipe Escandurras. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital.
Outro festival que traz atrações de todo o Brasil é o Radioca, sábado (12) e domingo (13), na Fábrica Cultural, na Ribeira. Valorizando a diversidade da música brasileira, misturando diferentes estilos e incentivando o público a se deparar com o novo, o evento traz à capital baiana atrações como Otto, Ilê Aiyê, Alessandra Leão, Ana Barroso, Russo Passapusso e Antonio Carlos e Jocafi, Mariana Aydar, Bagum & Vandal. Mais informações no site oficial.
Sob a direção de Victor Fernandes, o espetáculo "Monstra" cria um encontro entre mito, ficção e realidade, onde a figura da Monstra se estabelece como um arauto de crises. A peça será encenada no sábado (19h) e no domingo (18h), no Teatro Vila Velha, relatando a descoberta de uma nova frequência radioativa, que desperta preocupação na comunidade global. Ao longo da pesquisa sobre a novidade, cientistas notam uma presença monstruosa que emerge entranhada nas relações e nos acontecimentos, desvelando a humanidade e deixando a sensação de que nada será como antes. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O projeto "Tempo de Histórias", da Cia de Teatro Griô, traz ao Teatro SESI Rio Vermelho, às 20h, a montagem "Os Sábios de Chelm – Histórias Absurdas”, dirigida por Rafael Morais. A sessão de histórias é inspirada nos lendários contos judaicos da cidade de Chelm, morada de sábios, famosos por resolverem os problemas de todos. Cansados de exercerem exaustivamente a função, decidie se fazer de tolos. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Fotos: Camila Brito (Iane Gonzaga), Patrícia Almeida (Jornada de Dança da Bahia), Otavio Souza (Pitty e Nando Reis), Pedrita Junckes (Marcia Castro), Bianca Burnier (Bruna Caram), Viny Soares (O Pente), Caio Lirio (Monstra). Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.