10 Sep 2022
Charles III é proclamado rei da Inglaterra em cerimônia realizada em Londres

"Eu sei como vocês, a nação, e acho que posso dizer o mundo inteiro, lamentam profundamente comigo a perda irreparável que sofremos. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção", disse o novo rei. "Tenho total compreensão do tamanho desse dever e das difíceis responsabilidades da soberania que agora passaram para mim. Devo me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dos reinos e territórios da comunidade britânica em todo o mundo."
A proclamação foi assistida pelo príncipe William (sem a esposa, Kate) e a nova rainha consorte Camilla, além de políticos britânicos, incluindo a nova primeira-ministra, Liz Truss, e seus antecessores no cargo Boris Johnson, Theresa May, David Cameron, Tony Blair, Gordon Brown e John Major.
Após a cerimônia, um cortejo percorreu as ruas de Londres, com os gritos "Deus salve o rei". Depois, o primeiro verso do hino nacional britânico foi tocado e a multidão aplaudiu o novo monarca.
Charles assumiu o trono automaticamente após a morte da mãe, Elizabeth 2ª, na quinta-feira passada (8). A cerimônia deste sábado faz parte de uma programação oficial que antecede o funeral da rainha, que será realizado no próximo dia 19.
Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia.