Chapada Diamantina tem o primeiro Winemakers do Norte e Nordeste

Começa em outubro a primeira edição do Winemakers - Chapada Diamantina, projeto pioneiro no Norte e Nordeste e segundo do Brasil, que consiste em ensinar a produzir vinho desde o manejo do solo e da planta, passando pelos processos de vinificação, até o engarrafamento da bebida já finalizada. A primeira turma terá 20 alunos. Quem tiver interesse pode se inscrever no site www.wmchapadadiamantina.com.br.
 
Com carga de 144 horas, o curso vai ensinar as operações agrícolas de um vinhedo e a elaboração de vinhos na teoria e na prática. As aulas serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Jairo Vaz; pelo enólogo Flávio Durante, um dos responsáveis pela produção do projeto Testardi; e pelo sommelier Marcelo Freitas, idealizador do Winemakers – Chapada Diamantina e da Escolha Vinho Simples (@vinhosimples.br), que acompanham de forma presencial todas as etapas do programa.
 
O projeto é realizado na sede da Vinícola Vaz em oito etapas de acordo com o estágio do vinhedo e o processo enológico. No local, os alunos acompanharão a brotação e floração, a chegada das uvas, a colheita e a vinificação, além de receber noções de sommeliaria e engarrafamento. Módulos como a história do vinho, tratos culturais da videira, as variedades de uvas viníferas no Brasil e no mundo, técnicas enológicas e análise sensorial (visual, olfativa e gustativa) fazem parte do projeto.

Foto: Shutterstock. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias