Chapada Diamantina pode ganhar geoparque global para incremento do turismo baiano

redacao@aloalobahia.com

A criação do Geoparque Serra do Sincorá, na zona turística Chapada Diamantina, foi colocada em pauta na sede da Secretaria de Turismo do Estado, em Salvador. Participaram do encontro representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia e da Educação dos municípios envolvidos e da Organização Ambiental AGS, que desenvolve o projeto.

Uma comissão para ações integradas será criada com o objetivo de viabilizar o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura para a Serra do Sincorá, necessário para que áreas com formações geológicas sejam reconhecidas como georparques globais. O conceito estimula a presença humana em reservas naturais, usando o turismo como ferramenta de preservação ambiental.
 
A iniciativa alcança os municípios de Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, que abrigam diversas formas de relevo e sítios arqueológicos. “A criação do primeiro geoparque global da Bahia vai despertar o interesse de geólogos e turistas de várias partes do mundo. É uma forma de promover o turismo sustentável, gerando renda para as populações locais e estimulando o desenvolvimento da Chapada”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. O Geoparque Serra do Sincorá representa uma área de 6,3 mil quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 44 mil pessoas.


 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias