Centro de Trauma do Hospital Santa Izabel oferece atendimento especializado às vítimas

Estudos demonstram que pacientes vítimas de acidentes de trânsito e domésticos, afogamentos, quedas ou violência têm mais probabilidade de sobreviver e se recuperar quando são assistidos de forma correta em um centro de trauma como o que o Hospital Santa Izabel (HSI), localizado em Nazaré, em Salvador, inaugurou recentemente para atender ao crescente número de casos.  “O trauma representa a principal causa de mortes na população abaixo dos 40 anos. Ele não poupa ninguém e pode ocorrer em qualquer faixa etária e em qualquer lugar”, afirma o médico Izio Kowes, que integra o time de cirurgiões especializados do HSI.   
 
Primeiro hospital privado a montar uma estrutura com este foco, o HSI criou Centro de Trauma que une equipe multidisciplinar especializada, equipamentos de alta tecnologia e protocolos gerenciados para atender com agilidade e segurança.  A equipe de cirurgiões é coordenada pelo médico Gabriel Schnitman e composta também por André Gusmão, Marcio Rivison, Roberto Valente, além do doutor Kowes.  
 
“O Hospital montou um centro muito bem estruturado”, afirma Schnitman. “Da porta de entrada ao pós-cirúrgico, se necessário, todo o atendimento é acompanhando pelo cirurgião do trauma que, treinado em ATLS (Suporte de Vida Avançado no Trauma), está preparado para avaliar e assistir o paciente durante todo o processo de cuidado”, acrescenta o médico, que há três meses vêm treinando as equipes do hospital.  
 
Com o Centro de Trauma foram implantados ainda um ambulatório de cirurgia de trauma, onde os pacientes continuam sendo acompanhados, a sala de trauma, para intervenções cirúrgicas dentro da própria unidade de emergência, e o alinhamento com outros setores do hospital, como bioimagem, banco de sangue, hemodinâmica, centro cirúrgico e terapia intensiva.   
 
“Tudo foi realizado de forma planejada para oferecermos estrutura similar a dos principais centros internacionais, nos quais a taxa de mortalidade e resolução de casos foi positivamente impactada depois da implantação de unidade especializada”, afirma José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa de Misericórdia.  
IMG-4634

Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias