16 Jan 2023
Casa projetada por Marcio Kogan na Bahia é destaque na Casa Vogue; veja fotos
A Casa Vista tem uma estrutura metálica que permite um vazio de 45 metros. A fachada desta estrutura externa é envolvida por ripas de eucalipto cinzento - material tradicional do nordeste brasileiro feito dos galhos retorcidos da árvore biriba - que parecem crescer sobre a fachada como raízes petrificadas. O telhado, por sua vez, é feito de madeira reciclada e teve suas telhas trabalhadas artesanalmente uma a uma.
Sob o telhado, há uma varanda ao ar livre que permeia o vão, conectando os jardins em ambos os lados e circundando uma caixa inferior branca. Como uma casa dentro de uma casa, este volume abriga três quartos, uma pequena sala de TV, um banheiro e uma sala de estar envolta em painéis de Viroc perfurados (um composto denso de madeira e cimento). Independente da estrutura principal, esta casa interna pode se abrir completamente enquanto os painéis Viroc funcionam como telas dobráveis.
Sobre o projeto da Casa Vista, a Casa Vogue ressalta que “as cores fortes da natureza são filtradas e emolduradas por uma paleta neutra. Os volumes fechados se abrem para terraços e corredores ao ar livre. Os limites precisos são, em última análise, diluídos por esta vida permeável”, definiu em publicação em uma rede social.
O arquiteto Marcio Kogan é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1976. Seu nome está em projetos como o Hotel Fasano, ícone do luxo e da gastronomia da capital paulista, ao qual se dedicou de 1996 a 2003. Ele é filho do engenheiro Aron Kogan, que se tornou conhecido nos anos 50 e 60 por projetar e construir grandes edifícios em São Paulo, como o Edifício São Vito e o Edifício Mirante do Vale.
Confira fotos da Casa Vista:
Fotos: Reprodução / Fernando Guerra. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.