Cartunista Angeli anuncia aposentadoria após diagnóstico de doença neurodegenerativa

Um dos principais cartunistas do país há décadas, Angeli anunciou sua aposentadoria aos 65 anos, após dedicar 51 deles à arte. Criador de personagens antológicos, como Rê Bordosa, Bob Cuspe e Wood & Stock, ele usou seu perfil no Twitter para anunciar a decisão, citando "questões de saúde" como motivo.

Segundo matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, onde Angeli publicava tirinhas desde 1973, o artista foi diagnosticado recentemente com afasia progressiva primária. A doença neurodegenerativa, mesma que fez o ator Bruce Willis, de 67 anos, se afastar do cinema, prejudica a capacidade de comunicação, impedindo que a pessoa se expresse de forma falada ou escrita. Outros artistas e personalidades, como Sharon Stone, Emilia Clarke, Alicinha Cavalcanti e Kirk Douglas, anunciaram ter afasia.

Carolina Guaycuru, esposa do desenhista, revelou ao G1 que o diagnóstico aconteceu há alguns anos e que Angeli seguirá atuando. “Essa é uma condição degenerativa e, de um mês para cá, ficou um pouco mais pesada. Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente”, disse. "Encerra como cartunista, mas não como artista", completou.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Caberá a Carolina, junto com o editor da Companhia das Letras, André Conti, organizar uma seleção ampla de trabalhos que será publicada em dois volumes, reunindo cerca de mil obras. "Agora que esta nova etapa se inicia, deixamos aqui um agradecimento especial aos leitores que foram os grandes parceiros de Angeli durante essas cinco décadas. Com eles, seguiremos celebrando a obra de Angeli em novas publicações e exposições. Punk is not dead!", escreveu a equipe do cartunista no Twitter.

Um desses leitores criou uma página no Instagram para prestar uma homenagem ao desenhista. Obrigado, Angeli (@obrigadoangeli) reúne desenhos inspirados da obra do artista “+ punk de todos”. Para participar é só postar nas redes sociais com as #obrigadoangeli #obrigadaangeli #graciasangeli.
 

Foto: JB Neto/ AE. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias