"Carnaval em forma de comida”: chef Tereza Paim comenta destaque da moqueca baiana em lista de melhores pratos do mundo

redacao@aloalobahia.com

Nesta semana, a moqueca baiana figurou entre os destaques no ranking de melhores pratos de frutos do mar do mundo, elaborado pela enciclopédia gastronômica TasteAtlas. Com nota 4,6 de 5, a iguaria ocupou a 19ª posição na lista. Entre as personalidades que celebraram a conquista, está a chef Tereza Paim.

"Ver a moqueca baiana entre os pratos mais saborosos do mundo, mostrando o valor que a cultura da Bahia tem, não tem preço. Tenho minha vida de cozinheira dedicada à culinária baiana e fico muito feliz com esse reconhecimento. Vamos moquecar esse mundo", comemora Tereza.

Para entender o que esse prato tem de mais especial, o Alô Alô Bahia conversou com a chef baiana, que comanda o restaurante Casa de Tereza, em Salvador. 



O que você acredita que torna a moqueca um prato tão especial e o que esse prato traduz da identidade cultural baiana?

A moqueca baiana é uma prato que conta a história da fusão de nossos povos originários, o português, indígena e africano. Ele chega na mesa cheia de história, além de trazer alegria nas cores vibrantes e ainda chega dançando com suas borbulhas. Na Bahia, a moqueca se traduz na afetividade das famílias. Todo mundo tem a melhor moqueca da Bahia em sua família.


Qual a sua moqueca preferida? 

Sou uma fã assumida de moqueca, como de todas, impossível escolher só uma. 


O que não pode faltar em uma boa moqueca? 

Amor, um bom dendê e um leite de coco de qualidade.


Qual a moqueca queridinha do público da capital baiana e o que você acredita que contribui para que ela faça sucesso entre os clientes? 

A queridinha do Casa de Tereza é a moqueca Ana BUENO - peixe, polvo, camarão e banana. Acredito que o sucesso vem de todo o sabor e tempero que ela carrega, é um verdadeiro Carnaval em forma de comida.



 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias