Cardápio para o Dia dos Pais BY Helena Fialho - 1° Parte

Ninguém na Bahia recebe melhor DO que Helena Fialho, que quando convida dá banquete. Por isso, seguimos com nossas chiques receitas preparadas por ela.  Dessa vez, surgimos com um mini e delicioso cardápio para o dia dos pais... Tudo pra lá de refinado. Tome nota!

Cardápio Especial para o Dia dos Pais 

Medalhões de filé ao molho de foie gras e aspargos frescos , acompanhado de purê de batatas rústicas

6 medalhões de filé mignon com 2cm de espessura

1 colher de sobremesa de manteiga

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta branca a gosto

PREPARO

Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira grande, coloque os filés e deixe dourar de um dos lados. Vire-os, deixe dourar, e tempere dos dois lados com sal e pimenta. Coloque-os numa travessa e mantenha-os aquecidos.

MOLHO DE FOIE GRAS

1 colher de sobremesa de manteiga 1 colher de sopa de azeite 2 colheres de cebola ralada em lascas 1 colher de chá de mostarda 1 colher de chá de molho inglês 1/2 xícara de Vinho DO Porto 1 xícara de caldo de carne 100g de foie gras (pode ser o patê, Perine) 200ml de creme de leite fresco 2 colheres de cebolinha verde bem picada sal, pimenta branca e noz moscada a gosto

1 maço de aspargos frescos (2 dedos abaixo DO meio) cozidos rapidamente NO vapor e resfriado imediatamente na água com gelo

PREPARO

Na mesma frigideira que passou os filés, sem lavar, aqueça a manteiga,  o azeite e doure a cebola, junte a mostarda, o molho inglês o vinho e a metade DO caldo de carne (na outra metade vai dissolver o foie gras) e cozinhe até reduzir um pouco, coe a mistura e retorne a frigideira. Dilua o foie gras com a outra metade DO caldo de carne, acrescente ao molho e deixe ferver mexendo de vez em quando. Adicione o creme de leite fresco, tempere a gosto e quando voltar a ferver, desligue para não talhar. (Se precisar engrosse com um pouco de amido de milho diluído).

Coloque o molho num prato de serviço redondo, disponha os medalhões em círculos deixando NO meio um espaço para colocar os aspargos ferventados rapidamente e passados na manteiga. Salpique a cebolinha cortada sobre os filés. Sirva com puré de batatas rústicas.

Voltaremos, em breve, com a segunda parte DO cardápio DO dia dos pais elaborado pela chef Helena Fialho. Todos ligados aí!

 Foto: Reprodução.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias