Campanha de conscientização visa preservar Parque Marinho da Barra no Carnaval

A partir desta quarta-feira (19), que antecede o início oficial do Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) começará uma campanha de conscientização nos entornos do Parque Marinho da Barra, que delimita uma área de mais de 300 mil metros quadrados entre o Farol e o Forte de Santa Maria. 
 
A campanha, que se estenderá até a Quarta-feira de Cinzas (26), consiste numa atuação que se dará em três segmentos: no mar, na faixa de areia e no circuito Barra-Ondina, entre os fortes Santa Maria e Santo Antônio (Farol).
 
“Esse é o primeiro Carnaval depois de o Parque Marinho da Barra ter sido criado. Sabemos que o Carnaval, devido ao grande número de pessoas, é uma festa que gera muito resíduo. Por isso, é muito importante que não só o poder público faça a sua parte, realizando ações de conscientização e preservação do local, mas que também o folião entenda a importância de não sujar a praia, não poluir o mar e de respeitar os limites do parque”, frisa André Fraga, secretário da Secis.
 
Ações - Nos limites do Parque Marinho, será instalada uma sinalização entre as 13h e  17h dos dias de festa, que visa conscientizar a comunidade náutica sobre a importância de não fundear suas embarcações dentro dos limites do parque. Neste sentido, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, apoia as ações de preservação no meio ambiente marinho.
 
No pós-Carnaval, como acontece desde 2010, o projeto voluntário Fundo da Folia, formado por moradores da Barra, contribui com a remoção dos resíduos descartados ao longo do período carnavalesco pelos foliões e que têm como destino final o fundo do mar.
 
Na areia das praias, agentes ambientais irão promover a sensibilização, bem como a entrega de sacolas biodegradáveis para os banhistas e de sacolas plásticas para os ambulantes acondicionarem devidamente os resíduos produzidos. A ação será realizada pela Secis em parceria com a Limpurb, com o projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”, numa atividade alinhada à preservação do Parque Marinho.
 
Por último, na Av. Oceânica, a expectativa é que artistas puxadores de trios levem mensagens de educação ambiental aos foliões e informações de conscientização a respeito do parque. Essa campanha conta com o apoio do Fundo da Folia, Limpurb, Primeiro Corpo de Bombeiros Voluntários do Estado da Bahia, Yacht Clube da Bahia, Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) e IF Baiano.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES