Câmara Portuguesa de Comércio faz acordo com Federações produtivas e Sebrae para negócios entre Bahia e Portugal

redacao@aloalobahia.com

A Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil - Bahia assinou na manhã desta quinta-feira (6) protocolo de intenções com as federações do Comércio, Agricultura e Indústria (Fecomércio-BA, FAEB e FIEB) e o Sebrae na Casa do Comércio, edifício sede da Fecomércio-BA. O Protocolo de Intenções busca coordenar as atividades das instituições com o objetivo de colaborar com a promoção das relações econômicas, sociais e culturais entre Portugal e a Bahia, de maneira a fomentar negócios e atividades empresariais bilaterais, direcionadas à internacionalização e estimulando o networking entre as partes envolvidas.

O desejo das instituições envolvidas é de que esse protocolo de intenções beneficie as pequenas e médias empresas da Bahia, que desejam ampliar os seus negócios, levando-os para Portugal. Isso vai facilitar a participação das empresas associadas à Câmara para participar de eventos, cursos e networking com as federações produtivas e o Sistema S.

"Nós precisamos realmente atender as pequenas e médias empresas. No mês passado eu estive com o Embaixador de Portugal e ele pediu que as câmaras portuguesas se aproximassem das principais entidades do Brasil. E tenho orgulho de dizer que somos a primeira câmara do Brasil que conseguiu fazer uma aliança tão forte como esta que firmamos hoje", celebrou o presidente da Câmara, Ricardo Galvão.

"A Câmara Portuguesa já é uma parceira da Fecomércio-BA. Para nós é uma honra participar desse protocolo e esperamos realizar muito pelos nossos países irmãos. Tenho certeza de que essa parceria será um sucesso absoluto", comemorou o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes.

Para o presidente da FAEB, Humberto Miranda, esse é o início de uma parceria que ainda pode render muitos frutos. "Nós tínhamos essa missão de estreitar os laços comerciais e de aproximação com os fornecedores. Coloco a Federação da Agricultura a disposição e convido a todos a conhecer a Federação e nos aproximar ainda mais para que possamos traçar planejamentos de ações que podemos colocar em prática para aproximar o setor agropecuário baiano de Portugal".

"Portugal é a nossa porta de entrada para a União Europeia, que pode render parcerias não apenas com o país, mas com outros parceiros europeus", pontuou Jorge Khoury, Superintendente do Sebrae.

O presidente da FIEB, Ricardo Alban, reiterou que o grande desafio do grupo será encontrar os mecanismos de conexão entre as micro e pequenas empresas e o pujante mercado português.

Estiveram presentes no evento o Presidente da Câmara, Ricardo Galvão; Estela Ferraz, Diretora Executiva da Câmara; e Renata Matos, Diretora de Comunicação da Câmara. Os representantes das novas instituições parceiras foram Kelsor Fernandes, Presidente da Fecomércio-BA; Ricardo Alban, Presidente da Fieb; Humberto Miranda, Presidente da FAEB; Jorge Khoury, Superintendente do Sebrae Bahia. Também estiveram presentes a Diretora Regional do Senac, Marina Almeida, o Diretor Regional do Sesc, Marconi Sousa, o Vice-Presidente do Gabinete Português de Leitura, Daniel Silva, os Superintendentes da Fecomércio-BA, Nelson Daiha Filho, e da FIEB, Vladson Menezes, a Gerente de Relações Internacionais da Fieb Patrícia Orrico, e Délia Coutinho, Coordenadora de Comunicação da Fecomércio-BA.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES