Cafés baianos estão entre os melhores do mundo, aponta premiação internacional

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

A cada ano, os cafés baianos têm seus aromas e sabores mais valorizados em todo o mundo. É o que comprova a lista de vencedores da Cup of Excellence 2021, principal concurso de qualidade do mundo para cafés. Na fase internacional da premiação, quando os produtos inscritos são avaliados por jurados de diversos países, foram indicados 7 produtores baianos entre os 38 premiados.
 
Na lista, destacam-se produtores de Rio de Contas, como a Fazenda Pedro Rodrigues, e os produtos dos cafezais de Piatã, também na Chapada Diamantina, região que se consolida cada vez mais como excelente produtora de cafés gourmet e especiais. São citados ainda a Chácara Vista Alegre, Fazenda Campo Alegre, Sítio Santa Bárbara e Chácara São Severino.
 
A Fazenda Ressaca é a melhor colocada, em 4º lugar, mas chama atenção também o nome da
Fazenda Cerca de Pedra São Benedito, comandada por Silvio Leite, tido há anos como um dos maiores especialistas em café do mundo, e que agora também é agricultor.
 
A maioria dos cafés premiados são produzidos por agricultores ligados à Coopiatã, a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã, que celebrou o resultado. “Foi um ano muito difícil, com pouca chuva, com preços dos insumos agrícolas aumentando a cada mês, diversos obstáculos para quem faz e para quem acredita no café especial. Estamos muito felizes e a Chapada Diamantina toda vibra”, comemorou Rodolfo Moreno, presidente da Coopiatã. Os lotes vencedores irão a leilão ainda em dezembro.
 
Com informações do Bahia Rural (TV Bahia).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto: Bahia Rural. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias