Evento em Caetité marca volta da produção de urânio no Brasil; ministro vem à Bahia para cerimônia

A Cerimônia de Retomada da Produção de Urânio no Brasil, que será realizada no próximo dia 1º na Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), na cidade baiana de Caetité, contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Durante o evento, será realizada uma detonação, simbolizando o início da lavra a céu aberto em uma nova área da Unidade, a Mina do Engenho.

A retomada da produção é uma conquista para a INB e, em decorrência, para o País. Representa um fator importante para a geração de empregos e recursos para a região sudoeste da Bahia. 
Producao-Uranio-Caetite-Bahia-retomada-foto-INB-Divulgacao-1
A expectativa é que sejam produzidas 260 toneladas de concentrado de urânio por ano, quando a Mina do Engenho atingir a sua capacidade máxima. O urânio é a matéria-prima básica para a fabricação do combustível que abastece as usinas nucleares.

As atividades de mineração na Unidade foram paralisadas em 2015, após a exaustão do processo de extração a céu aberto da primeira área que foi lavrada, a Mina Cachoeira.
Producao-Uranio-Caetite-Bahia-retomada-foto-INB-Divulgacao-2
Fotos: divulgação. Siga o insta do @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias