Caetano, Gal e João Gilberto integram lista da Rolling Stone de melhores cantores da história

redacao@aloalobahia.com

A revista Rolling Stone divulgou sua lista com 200 maiores cantores(as) da história da música. O Brasil aparece com três baianos: Caetano Veloso, Gal Costa e João Gilberto. Eles aparecem ao lado de nomes como Aretha Franklin, que brilha na primeira posição, Whitney Houston, Ray Charles, Mariah Carey e Beyoncé.

Baiano de Juazeiro, no Norte do estado, João Gilberto (1931-2019) figura na 81.ª posição e na avaliação da revista, feita pelo jornalista argentino Ernesto Lechner, ganha destaque por sua importância na divulgação da música latina para o mundo.

De Salvador, Gal Costa (1945-2022) é a 90.ª e sobre ela, Ernesto Lechner afirma: “Em 1971, Gal Costa gravou Sua Estupidez, uma balada sentimental do cantor Roberto Carlos, e a transformou em uma declaração de partir o coração de beleza e arrependimento. Tal era o poder transformador de sua voz”.

Caetano Veloso ocupa o posto 102 e teve avaliação do escritor norte-americano Michaelangelo Matos. Segundo ele, o baiano de Santo Amaro é “o principal cantor e compositor do Brasil, equivalente de Bob Dylan, um roqueiro revolucionário com inclinação literária”.

Fotos: Acervo Estadão. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias