Bruno Reis discute apoio a startups em encontro com representantes da fintech ZigPay

redacao@aloalobahia.com

Com o intuito de compreender as demandas e elaborar estratégias mais assertivas para alavancar o setor de startups na capital, o prefeito Bruno Reis se reuniu, na tarde desta quinta-feira (2), com representantes da ZigPay. O encontro ocorreu no Palácio Thomé de Souza e contou com a presença da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

Na ocasião, o prefeito conheceu o modelo de negócio da startup, para verificar de que maneira a Prefeitura pode apoiar ainda mais este segmento, além da oferta de incentivo fiscal por meio da Lei Municipal de Inovação. A intenção é fazer com que Salvador esteja cada vez mais conectada ao ambiente digital, tornando-se mais um vetor de geração de emprego e renda na cidade.

A fintech, especializada em gestão de consumo de casas noturnas, bares, restaurantes e eventos, foi contemplada com um aporte de R$ 40 milhões oriundos da iniciativa privada para o desenvolvimento de suas operações em Salvador. “É fundamental a cidade desenvolver modelos de negócios e de impacto como a ZigPay. Faz-se necessário multiplicar iniciativas e exemplos como esses”, declarou Mila Paes.

Criada por empreendedores de Salvador, a ZigPay atua desde 2017 desenvolvendo soluções para o mercado do entretenimento. A fintech contabiliza mais de 100 mil usuários em seu aplicativo e processa mais de R$ 40 milhões mensais por meio do recurso digital. A expectativa da ZigPay é que com a retomada econômica da capital, que vem ocorrendo de forma gradual aliada à segurança sanitária necessária, a empresa potencialize suas atividades na capital baiana.

Lei de Inovação 
Para que empresas de base tecnológica e startups sejam atraídas para manter ou expandir suas operações em Salvador, contribuindo com a economia local, a cidade possui como instrumento a Lei Municipal de Inovação (9.534/2020). Por meio deste recurso são ofertados incentivos fiscais e outros benefícios. Entre eles, está a redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de 5% para 2% para os participantes de Salvador e o abatimento de 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel das empresas que se instalarem no Comércio.

Para receber o incentivo, dentre outros requisitos, é necessário que as empresas e startups tenham modelo de negócio inovador que indique potencial de escala reconhecido pelo Conselho Municipal de Inovação; serem recomendadas formalmente por uma incubadora ou aceleradora, programa de fomento a startups ou entidades que estejam credenciadas no Sistema Municipal de Inovação ou aprovada pelo Conselho Municipal de Inovação (CMI).

As empresas e startups interessadas devem enviar o pedido à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). Mais informações estão disponíveis no site www.leideinovacao.semit.salvador.ba.gov.br.

Fotos: Bruno Concha/Secom. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias