Bruno Reis celebra eficácia da CoronaVac e diz que negociação com outros laboratórios continua

O prefeito Bruno Reis celebrou nesta quinta-feira (7) a divulgação da eficácia da vacina CoronaVac, informada pelo Instituto Butantan. A instituição já pediu à Anvisa a liberação emergencial do imunizante e aguarda a resposta no prazo de 10 dias.

Salvador tem planos de comprar 103 mil doses da vacina, fabricada pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. "Boa notícia: o Instituto Butantan atestou a eficácia da Coronavac, sobretudo para casos graves do coronavírus. Já estamos nos articulando para obter 103 mil doses dessa vacina para começar a imunização na nossa cidade, após a aprovação da Anvisa. Nosso prioridade é imunizar os profissionais de saúde e grupos de risco, a exemplo dos idosos. De qualquer forma, continuamos dialogando com outros laboratórios para viabilizar a vacina o mais rápido possível", afirmou o prefeito da capital baiana no Twitter.

Na véspera, Bruno informou que está avançando nas negociações com a Johnson & Johnson. “Primeiro, ela tem uma eficácia de 91%. Depois, é uma dose única. E ela pode ser armazenada a temperaturas de -2 a -8 graus, isso significa que todas as nossas unidades de saúde poderiam armazenar e aplicar a vacina. Então, do ponto de vista da logística seria muito mais fácil. Fizemos um contato. Conversei com ele [representante da fabricante] e ele ficou de me dar uma posição ainda essa semana, se teria disponibilidade para a gente começar uma negociação de valor e de prazo de entrega”, explicou.

Leia também: Rui Costa diz que quer vacinação na Bahia em até 30 dias: 'Já estamos preparados'

As conversações para a aquisição das vacinas Moderna e Sputnik também estão em andamento. Bruno lembrou que o Ministério da Saúde anunciou a compra de 2 milhões de doses da vacina de Oxford e que a previsão do Governo Federal é iniciar a vacinação até o dia 10 de fevereiro. 

O prefeito contou que estará em Brasília, na próxima semana, para discutir o assunto. O objetivo da visita é pedir prioridade para Salvador, e ele listou alguns dos argumentos que vai apresentar. Um deles é o fato de a cidade já ter um plano de imunização pronto, freezeres para armazenar as vacinas, e também as seringas e as agulhas que serão usadas na vacinação. 

O prefeito acredita que isso pode fazer a diferença já que muitas cidades ainda não têm planos de imunização, nem freezers e nem seringas. As informações são do jornal Correio*.

Foto: Divulgação/Secom Salvador. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias