Brasileiros escolhem "Esperança" como a palavra do ano, aponta pesquisa

redacao@aloalobahia.com

De acordo com levantamento feito pela consultoria Cause e pelo Instituto de Pesquisa Ideia, os brasileiros elegeram "Esperança" como a palavra do ano de 2022. No segundo lugar do ranking, empataram as palavras "Decepção" e "Dificuldade". Entre as outras palavras que se destacaram na lista estão confusão, superação, polarização, democracia, alívio, divisão, Amazônia e complexidade.

“A vitória da palavra ‘esperança’ aconteceu de maneira apertada, e isso ajuda a explicar a visão do brasileiro em relação ao ano que se encerra. A segunda colocada, ‘decepção’, termina de compor a foto desse período polarizado da história do Brasil. É incontestável: a divisão política chegou até na escolha da Palavra do Ano”, comenta Leandro Machado, sócio da Cause.

Um grupo de especialistas selecionou oito palavras que melhor definiriam o ano de 2022. Paralelamente, uma pesquisa ouviu 1,2 mil entrevistados, por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 4 e 9 de novembro. Para a escolha final da palavra do ano, foi feito um match entre as mais citadas pelos especialistas e pelo público.

 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias