Brasileira é única em lista de mais inspiradoras e influentes de 2021 da BBC

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

A brasileira Natália Pasternak é a única na lista da BBC que aponta as mulheres mais inspiradoras e influentes de 2021. A microbiologista e divulgadora científica, que trabalhou no combate à desinformação no País durante a pandemia, foi citada pelo veículo, que divulgou nesta terça-feira (7) a lista anual.

Além da brasileira, estão na lista Malala Yousafzai, a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz; a primeira mulher primeira-ministra de Samoa, Fiame Naomi Mata'afa; a professora Heidi J Larson, que chefia o Vaccine Confidence Project; e a aclamada autora Chimamanda Ngozi Adichie. Para a BBC, elas são "mulheres fazendo sua parte para reinventar nossa sociedade, nossa cultura e nosso mundo".

Na lista, metade dos nomes são de mulheres do Afeganistão, algumas citadas sob pseudônimos por segurança. Com o ressurgimento do Talebã, meninas foram proibidas de receber educação secundária, o ministério da mulher foi dissolvido e, em muitos casos, mulheres foram proibidas de voltar ao trabalho. A BBC, através da decisão sem precedentes (de dedicar metade da lista a mulheres de um país), reconheceu a bravura e as realizações delas ao reconfigurar suas vidas.

 

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias