Brasil registra queda de 42,6% em óbitos por covid-19, aponta Fiocruz

redacao@aloalobahia.com

O Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz referente ao período de 12 a 25 de setembro aponta que os avanços na vacinação vêm contribuindo para um cenário positivo. De acordo com a análise, há redução nos números absolutos de óbitos pela doença de 42,6% e de internações de 27,7%.

Segundo a Fiocruz, o quadro atual mostra que, uma vez que a população vem sendo beneficiada de forma mais homogênea com a vacinação, o grupo de idosos se consolida como mais representativo entre os casos graves e fatais, com 57% das internações e 79% dos óbitos. “Novamente, pela primeira vez desde o início da vacinação entre adultos, todos os indicadores (internações, internações em UTI e óbitos) passam a ter a média e a mediana acima de 60 anos”, dizem os cientistas.

Para os pesquisadores, apesar da queda dos indicadores, o momento ainda exige cuidado. A análise do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave mostra que, mesmo com a redução de incidência nas semanas anteriores, a grande maioria dos estados ainda apresenta níveis altos ou muito altos de incidência, acima de um caso por 100 mil habitantes.

Outro indicador estratégico, a taxa de ocupação de leitos covid-19 adulto, mostra que 25 unidades da Federação estão fora da zona de alerta, com taxas inferiores a 60%.
 


Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES